Segundo Conares de 2022 acontece em São Paulo com pauta diversificada - CONASEMS
voltar

Gestão | 06/05/2022

Segundo Conares de 2022 acontece em São Paulo com pauta diversificada

A 2ª reunião Conares de 2022 aconteceu nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de maio, em São Paulo, e contou com uma série de discussões desde execução de projetos PROADI-SUS até apresentação de resultado prévio da pesquisa sobre gestão orçamentária municipal.  A reunião aconteceu durante a Feira Internacional de Artigos e Equipamentos Médicos, Hospitalares, de Laboratórios e Reabilitação – Medical Fair Brasil. 

No primeiro dia do encontro, um dos destaques foi a apresentação da “Avaliação de Tecnologias em Saúde: a importância e os desafios dos municípios”, feita pelo diretor internacional da PharmaLex Spain, Luis Segu e pelo consultor internacional da PharmaLex Spain, Alejando Mitru. 

A Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) é um processo multidisciplinar que resume a informação sobre aspectos médicos, sociais, econômicos e éticos relacionados com o uso de uma tecnologia de saúde de forma sistemática e transparente. A ideia é que, a partir da aplicação desse modelo de avaliação, seja possível desenvolver políticas públicas de saúde eficazes e seguras para o paciente alcançando o máximo dos recursos investidos. 

Para conferir a apresentação completa, clique aqui

 

Pesquisa Gestão Orçamentária e Financeira do SUS

O Conasems, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, a Universidade de Califórnia (Davis) e da London School of Economics, participou da condução de uma pesquisa sobre Gestão orçamentária e financeira do SUS com o objetivo preliminar de: 

– documentar os principais obstáculos à execução orçamentária e ao combate à Covid-18; 

– entender as dificuldades dos municípios na execução dos recursos financeiros; 

– propor soluções que ajudem a reduzir barreiras nas contratações e compras públicas. 

Após aplicação de formulário, respondido por 51% dos municípios brasileiros (em geral, municípios mais ricos – PIB per capita e autonomia fiscal – foram os que mais aderiram à pesquisa), foi observado que ambulância, equipamentos hospitalares, medicamentos, obras emergenciais e profissionais de saúde foram os elementos com maiores registros de dificuldades.

Durante o Conares foram apresentados os resultados iniciais da pesquisa, que entra agora em uma nova etapa de aprofundamento, com a aplicação de um novo formulário de perguntas. O relatório final, com todos os dados quantitativos e qualitativos da pesquisa serão publicados futuramente e divulgados pelo Conasems. 

 

PROADI-SUS 

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada. O PROADI-SUS envolve seis hospitais de excelência e, entre 2009 e 2020, colocou em execução 747 projetos. 

Dentre as parcerias entre Conasems e PROADI-SUS, a Rede Colaborativa de Apoio é destaque de eficiência e capilaridade que reverbera nos municípios troca de experiências e um melhor fluxo de gestão. 

Em execução desde 2017, a Rede Colaborativa tem desenvolvido ações de planejamento para a institucionalização e sustentabilidade da estratégia de apoio, além das ações de Escuta da Atenção Básica nas 120 macrorregiões de saúde do Brasil, bem como processos de educação permanente nos Cosems. 

Confira a galeria de fotos do Conares SP: 

2º Conares de 2022
Compartilhar