
A ação faz parte de uma parceria entre a Escola Técnica de Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) – Etsus, e o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest). Até o momento, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) qualificou 420 profissionais sobre o tema saúde do trabalhador.
Segundo a diretora Pedagógica da Etsus, Luciana dos Santos, a proposta é qualificar os profissionais da rede Sentinela e os que atuam na Vigilância em Saúde (Visa), incorporando a visão da saúde do trabalhador em consonância com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador.
O treinamento está dividido em quatro etapas: incorporando a saúde do trabalhador na rede Sentinela; arcabouço legal da saúde do trabalhador; processo de trabalho e riscos ocupacionais – bases da assistência e da vigilância em saúde e, por fim, agravos à saúde relacionados ao trabalho.
CRONOGRAMA
No primeiro dia de capacitação, 13, serão abordados temas como agrotóxico, estudo do Plano Nacional de Saúde do Trabalhador e atividades laborais. Já no dia 14, os participantes terão orientações de grupo, esturão questões jurídicas, riscos ambientais, política de humanização e efeitos tóxicos na saúde do trabalhador.
O terceiro dia, 15, os participantes tomarão conhecimento de doenças ligadas aos movimentos repetitivos (LER/DORT), direitos previdenciários e assistirão ao filme “Hospital doente”. Na quinta-feira, 16, haverá a apresentação e estudo de caso relacionado a acidente de trabalho, palestras de autoestima e fluxograma em acidente de trabalho com exposição a material biológico.
O último dia de treinamento será marcado com estudo e esclarecimentos sobre assédio moral e atividades teatrais. Para Luciana, esse tipo de capacitação oferece maior preparo aos trabalhadores no que tange à saúde desses profissionais no ambiente de trabalho, evitando assim, situações de risco.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Roraima