Secretaria de Saúde de Roraima capacita profissionais na área de saúde do trabalhador - CONASEMS
voltar

Gestão | 10/12/2010

Secretaria de Saúde de Roraima capacita profissionais na área de saúde do trabalhador

img4c810194bcef1
img4c810194bcef1Uma turma de 35 profissionais da saúde será capacitada na próxima semana. O treinamento, que consiste na valorização da saúde do trabalhador, ocorre do dia 13 ao 17 na Academia de Polícia Militar, no bairro Canarinho. As aulas serão das 08 às 18 horas, com intervalo para o almoço.

A ação faz parte de uma parceria entre a Escola Técnica de Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) – Etsus, e o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest). Até o momento, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) qualificou 420 profissionais sobre o tema saúde do trabalhador.

Segundo a diretora Pedagógica da Etsus, Luciana dos Santos, a proposta é qualificar os profissionais da rede Sentinela e os que atuam na Vigilância em Saúde (Visa), incorporando a visão da saúde do trabalhador em consonância com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador.

O treinamento está dividido em quatro etapas: incorporando a saúde do trabalhador na rede Sentinela; arcabouço legal da saúde do trabalhador; processo de trabalho e riscos ocupacionais – bases da assistência e da vigilância em saúde e, por fim, agravos à saúde relacionados ao trabalho.

CRONOGRAMA

No primeiro dia de capacitação, 13, serão abordados temas como agrotóxico, estudo do Plano Nacional de Saúde do Trabalhador e atividades laborais. Já no dia 14, os participantes terão orientações de grupo, esturão questões jurídicas, riscos ambientais, política de humanização e efeitos tóxicos na saúde do trabalhador.

O terceiro dia, 15, os participantes tomarão conhecimento de doenças ligadas aos movimentos repetitivos (LER/DORT), direitos previdenciários e assistirão ao filme “Hospital doente”. Na quinta-feira, 16, haverá a apresentação e estudo de caso relacionado a acidente de trabalho, palestras de autoestima e fluxograma em acidente de trabalho com exposição a material biológico.

O último dia de treinamento será marcado com estudo e esclarecimentos sobre assédio moral e atividades teatrais. Para Luciana, esse tipo de capacitação oferece maior preparo aos trabalhadores no que tange à saúde desses profissionais no ambiente de trabalho, evitando assim, situações de risco.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Roraima 

Compartilhar