Saúde Mental faz abordagem em acampamento para prestar assistência - CONASEMS
voltar

Gestão | 14/02/2011

Saúde Mental faz abordagem em acampamento para prestar assistência

000_saude_mental
000_saude_mentalUma equipe de profissionais de saúde, composta de três psicólogas da diretoria de saúde mental das secretarias estadual e municipal de Saúde fez uma visita de trabalho na tarde desta sexta-feira (11), no acampamento no município de Murici, onde estão alojadas as famílias vitimas das enchentes ocorridas em junho de 2010. A ação conta também com uma abordagem individual das pessoas denunciadas com possíveis distúrbios mentais.

Segundo Berto Gonçalo, o objetivo é fazer um acompanhamento in loco dos casos que necessitam de atendimento psicológico, e aqueles que precisarem de uma consulta mais complexa, encaminhar para um psiquiatra. “As equipes de saúde do município de Murici estão mobilizadas e monitoram os casos lá existentes”, ressaltou, assegurando que a equipe prestou assessoramento personalizado, e nos casos de maior gravidade, encaminha para a unidade de serviço psicológico existente na cidade. Na oportunidade, os técnicos também acompanharam as atividades prestadas pelos agentes de saúde da família do município, que já realizam um trabalho de aconselhamento dos moradores do acampamento.

Os agentes realizam visitas e buscam saber a história dos pacientes, visando um diagnóstico de saúde mental real. Com base nas informações colhidas os pacientes são encaminhados para um psiquiatra, ou para um Centro de Atenção Psicossocial-CAPs, onde receberão acompanhamento psicológico especializado.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Alagoas

Compartilhar