Saúde de Bento Gonçalves (RS) : Pronto Atendimento Médico 24 horas em fase de melhorias - CONASEMS
voltar

Gestão | 11/01/2011

Saúde de Bento Gonçalves (RS) : Pronto Atendimento Médico 24 horas em fase de melhorias

DSC_0018
DSC_0018A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria da Saúde, está realizando uma série de mudanças no Pronto Atendimento Médico 24 horas. Na estrutura física, o PAM recebeu nova pintura interna, inclusive, na entrada foi feito um trabalho de texturas nas paredes, realizado por voluntárias e organizado pela primeira dama Irmaci Sinigaglia Lunelli, titular da Coordenadoria da Mulher. Na sala de observação pediátrica foram colocados brinquedos, lençóis coloridos com motivos infantis e desenhos para pinturas.

Segundo a Coordenadora do PAM/24h e enfermeira, Fabiane de Miranda, na estrutura funcional do PAM está em fase de implantação o Protocolo de Manchester, que tem como objetivo a Classificação de Risco dos usuários que procuram o serviço, indentificando-os através de cores. O método será utilizado para definir a prioridade no atendimento. Existem cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Cada uma representa um grau de gravidade e um tempo de espera recomendado para o doente ser submetido a observação médica.

Significado das cores
Vermelho – EMERGÊNCIA
Amarelo – URGENTE
Verde – NÃO URGENTE
Azul – CONSULTA DE BAIXA COMPLEXIDADE

Conforme informações do Ministério da Saúde, decorrente do contato inicial no atendimento inicial, o doente é identificado com uma cor, representando um grau de gravidade e um tempo de espera recomendado para atendimento. Aos pacientes com patologias mais graves é atribuída a cor vermelha, que corresponde a um atendimento imediato.Os casos urgentes têm a cor amarela, no qual o paciente deve ser atendido com brevidade. Aqueles que recebem a cor verde e azul são casos de menor gravidade (pouco ou não urgentes). Essas consultas consideradas de baixa complexidade podem também ser encaminhadas a uma Unidade Básica de Saúde.

Para entender a utilidade da Triagem de Manchester, é importante ter em consideração que a missão de um Serviço de Urgência é o atendimento das situações classificadas entre o vermelho e o amarelo (emergente a urgente), representativas de situações de risco para a saúde, pelo que, quanto mais grave é a situação clínica mais rápido deve ser o atendimento.

“Com isso o objetivo do PAM/24hrs é atender a população da cidade com melhor qualidade, agilidade e resolutividade, promovendo a saúde de forma humanizada”, ressalta a coordenadora.

O PAM/24h também está investindo no quadro do pessoal, completando a equipe de enfermagem em todos os turnos de trabalho e realizando capacitações para seus funcionários. Conta ainda com atendimento médico 24h/dia de três clínicos gerais e um pediatra.


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves (RS)

Compartilhar