Rio Preto implanta projeto Saúde Itinerante - CONASEMS
voltar

Gestão | 07/02/2011

Rio Preto implanta projeto Saúde Itinerante

logoright
logorightTeve início nesta sexta-feira (4/2) novo projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto com enfoque voltado ao atendimento de moradores de loteamentos não regularizados. Trata-se do projeto “Saúde Itinerante”, que consiste em levar a estrutura de uma Unidade de Saúde a locais distantes, priorizando o atendimento preventivo. Somente no primeiro dia foram 435 atendimentos.

Durante o projeto, que vai durar inicialmente dois meses, uma Unidade Móvel da Saúde, acompanhada por uma equipe multidisciplinar compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de saúde bucal, supervisor, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, além de auxiliares administrativos, vai visitar dez regiões do município já pré-definidas.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família da Secretaria de Saúde, Paula Sodré, além do atendimento médico, toda a população que ainda não tem cadastro nas Unidades de Saúde de referência será inscrita, o que facilitará o acompanhamento dessas famílias. “Também serão cadastrados hipertensos, diabéticos, gestantes que não estejam realizando o pré-natal, além de monitoramento dos beneficiados pelo programa Bolsa-família”, afirma.

O projeto “Saúde Itinerante” vai prestar atendimento médico e de enfermagem, fará o cadastro de pacientes e formação de grupos educativos; exames preventivos como câncer de mama e útero, atualização de calendário vacinal, além de ofertar testagem sorológica para HIV, Sífilis e Hepatite.

O primeiro loteamento a ser visitado pela equipe do projeto será a Estância Santa Maria, localizada na área de abrangência da UBSF Cidade Jardim, nesta sexta-feira. Na próxima semana, também na sexta-feira, será a vez da Estância Nova Veneza, na região do Distrito de Engenheiro Schmitt.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto

Compartilhar