Rio Preto amplia tratamento antitabagismo - CONASEMS
voltar

Gestão | 25/01/2011

Rio Preto amplia tratamento antitabagismo

no_fume
no_fumeA Unidade Básica de Saúde do Solo Sagrado, administrada pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, vai oferecer a partir do mês de fevereiro tratamento contra tabagismo. O serviço terá capacidade para atender até 120 pessoas por ano. Será a segunda unidade do município a ter atendimento específico na área, a outra funciona na UBS Santo Antônio.

Segundo a coordenadora do programa de Saúde da Família, Paula Sodré, foram disponibilizados para realizar o atendimento três profissionais: enfermeira, clínico geral e farmacêutico, todos capacitados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), segundo critérios do Instituto do Câncer (Inca).

“Até o final deste mês, a unidade está com inscrições abertas aos interessados em participar do tratamento. É só procurar a unidade, com documentos pessoas e se inscrever para o tratamento”, afirma a coordenadora.

O tratamento antitabagismo é realizado por meio de abordagem cognitivo-comportamental, que será oferecida a todo fumante que deseje parar de fumar. Quando a pessoa se cadastra, já na primeira avaliação com a enfermeira, ela é submetida ao teste Fagerstrom, que vai avaliar o grau de dependência de cigarro do paciente.

Em seguida, o paciente é encaminhado a um médico que vai fazer uma avaliação clínica e explicar os danos e agravos à saúde causados pelo uso do tabaco. Nessa consulta será dada orientação médica e solicitado uma série de exames como avaliação cardiopulmonar e nível de oxigenação do sangue, por exemplo.

Se necessário, é receitado o medicamento bupropiona (antidepressivo), que vai auxiliar no controle da dependência de nicotina. O serviço não distribui chicletes ou adesivos de nicotina.

Após as avaliações da enfermagem e clínica, o paciente é encaminhado a um grupo de orientação. São quatro sessões de terapia, com duração de uma hora e meia, onde o paciente será orientado e sensibilizado quanto ao uso de tabaco como, por exemplo, como se cria a dependência da nicotina, os agravos à saúde, entre outros.

Durante o 1º mês, as sessões são semanais, no 2º mês, quinzenais, do 3º ao 12º mês, mensais. Após o término das sessões, se houver necessidade, o usuário pode participar ainda de grupos psicoterápicos mantidas pela própria unidade.

Serviço
Tratamento antitabagismo

– UBS Solo Sagrado
Rua Beatriz da Conceição, 406 – Solo Sagrado
Inscrição para lista de interesse no tratamento – Segunda a sexta-feira, das 8 às 22h. Atendimento a definir.

– UBS Santo Antônio
Rua Ida Tagliavini Polachini, 580 – Santo Antônio
Inscrição para lista de interesse no tratamento – Segunda a sexta-feira, das 8 às 22h. Atendimento todas as quintas-feiras


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto

Compartilhar