Reta final: Inauguração da maternidade de Ibiúna está prestes a acontecer - CONASEMS
voltar

Gestão | 14/02/2011

Reta final: Inauguração da maternidade de Ibiúna está prestes a acontecer

maternidade
maternidadeAgora só falta um “ok” final e a maternidade terá suas atividades retomadas. Para isso acontecer foi agendado no dia 17 de fevereiro a vistoria da Vigilância Sanitária de Sorocaba, com a Vigilância Sanitária Municipal, que verificarão se o prédio está apto para retomar as atividades.

Durante os últimos meses a maternidade passou por reformas afim de melhorar o atendimento. Os quartos foram modernizados e ganharam leitos novos e poltronas confortáveis para os acompanhantes, o berçário possui todos os equipamentos necessários para o recém nascido, como encubadoras, berços térmicos e normais, e a sala de parto ganhou mobiliário e equipamentos novos. “Tudo que uma mamãe precisa para ter a segurança de ganhar seu bebê aqui. As pessoas me falam que parecem hospital particular e foi este mesmo o intuito, chegar o mais próximo do conforto e da qualidade que se tem no sistema pago”, destaca o secretário de saúde Paulo Niyama.

A reforma da cozinha segue em ritmo acelerado e foi nela, também, grande parte das mudanças. Foram construídos ambientes diferentes para manuseio dos alimentos e utensílios, e a higienização ficou afastada do armazenamento. A distribuição dos alimentos aos pacientes também foi separada, bem como outra para recebê-los depois do consumo.

Mas a saúde não restringe a maternidade. O atendimento no Pronto Socorro Infantil e Adulto (PSA e PSI) melhorou significadamente, tanto que houve um grande aumento. Hoje o hospital consegue atender a demanda diária, sem grandes atrasos ou falta de médicos e medicamentos. “Contratamos mais funcionários para suprir o número de consultas e melhoramos o atendimento nos Postos de Saúde Rural, o que também contribuiu nessa mudança”, explica.

Agelina Ramos de Miranda é prova viva dessa melhora. Seu filho tentou suicídio ingerindo uma quantidade de veneno. A família assustada o levou imediatamente ao hospital e lá ele foi bem atendido, tanto que Angelina fez questão de deixar marcado esse elogio. “O enfermeiro Igor nos tratou muito bem. A equipe conseguiu reanimar meu filho e hoje ele está vivo, ao meu lado, graças ao atendimento que tivemos no hospital municipal. Sou muito grata por isso”.

O secretário de saúde reforça que ainda tem muito a se fazer, mas é necessário apoio de parceiros empenhados em ajudar o município. “Conseguimos muitas colaborações de diversas partes. Pessoas interessadas em ajudar o município a crescer e isso nos deixou muito felizes. Mas esta luta continua e buscamos mais parceiros para continuar melhorando, ainda mais, nosso atendimento”.

Postos de Saúde

Como anunciado no evento que marcou o aniversário do Paruru, os bairros mais distantes e com elevado número de pacientes terão coleta de material para exames laboratoriais no próprio postinho, não sendo necessário que o paciente se desloque até o centro da cidade. “Sabemos da dificuldade de algumas pessoas em virem até o centro de Ibiúna para fazer um exame laboratorial e decidimos levar esse benefício até eles”, destaca o secretário de saúde.

Elogio do legislativo

Outro importante apoio que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vem recebendo é da câmara municipal. Em audiência realizada no dia 2 de fevereiro, o presidente da comissão de saúde elogiou o secretário pela visível melhoria no sistema de saúde à população. Disse, ainda, que não tem mais recebido reclamações, o que significa que os motivos para queixas deixaram de existir.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibiúna (SP) 

Compartilhar