Registro adequado de dados da APS é tema de curso gratuito - CONASEMS
voltar

Inscrições Abertas | 18/01/2021

Registro adequado de dados da APS é tema de curso gratuito

O curso “Qualidade de dados em registro de APS” é uma parceria entre Ministério da Saúde e Universidade Federal de Minas Gerais que pretende capacitar trabalhadores do SUS no aprimoramento das tarefas diárias de registro de dados, com foco nos desafios reais dos trabalhadores e gestores. O curso 1 é voltado para médicos, enfermeiros e odontólogos; já o curso 2 é voltado para os agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem e agentes de endemias.

O registro de dados sobre a saúde do cidadão e do território é uma das atividades essenciais na Atenção Primária à Saúde. A coleta qualificada de dados, no entanto, exige atitudes positivas diárias. As boas práticas de registro podem ser aprendidas e treinadas, tendo como resultado cuidado mais seguro e efetivo. Além disto, os relatórios de saúde ficam mais confiáveis e úteis para planejar e monitorar ações de vigilância à saúde no território.

Objetivos 

– Preparar os profissionais da atenção primária à saúde para o registro de dados de maneira adequada, como parte da estratégia e-SUS APS.
– Avaliar de forma crítica o registro de dados nos sistemas e-SUS APS como uma atividade relevante do profissional de saúde no cuidado à saúde do cidadão e da comunidade.
– Conscientizar os profissionais de saúde do impacto da qualidade de dados, inseridos em formulários de coleta, na utilização da informação para gestão do SUS e para tomada de decisão no âmbito das políticas públicas de saúde.

curso é gratuito na modalidade de ensino à distância (EaD), podendo ser acessado por celular, tablet, computador ou notebook, desde que conectados à internet. O conteúdo é composto por vídeos, infográficos e exercícios baseados nas tarefas diárias das Unidades de Saúde.

O percurso formativo do curso é de 10 horas de duração.

Acesse a Plataforma do curso Confira o Guia.

Dúvidas devem ser enviadas ao e-mail moodle-saude@dcc.ufmg.br 

Acesse também o FAQ com as perguntas mais frequentes.

Compartilhar