Realizado 1º mutirão contra a dengue em Porto Seguro - CONASEMS
voltar

Gestão | 20/12/2010

Realizado 1º mutirão contra a dengue em Porto Seguro

Agentes_com_lixo_recolhido
Agentes_com_lixo_recolhidoO município declarou guerra para ter um verão tranqüilo sem o mosquito.

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro já declarou guerra contra a dengue. Na sexta-feira, 17, foi realizado o primeiro Mutirão de Mobilização e Limpeza. As equipes de Vigilância Epidemiológica estão atentas em preparação para o verão. No mutirão, os agentes de combate endemias partiram da Praça do Paraguai em direção às ruas do bairro para fazer o trabalho de prevenção ao surgimento do mosquito Aedes Aegypti nas casas, além de borrifação e coleta de lixo e entulhos nos terrenos baldios. Segundo o coordenador de Combate a Endemias, Alcântara Pereira, a ação faz parte do enfrentamento da dengue, diante do alerta do Ministério da Saúde, sobre o cuidado maior que alguns municípios baianos devem na prevenção da doença, por meio de eliminação de focos.

Os moradores receberam bem as equipes. Ao ser visitada, a moradora Carminda Santiago disse que já teve um vizinho com dengue e quer ver a doença longe da casa dela: Aqui não deixo água parada, nada de vasilhame ou lixo aberto no quintal, afirmou.

Estratégia de combate

Após a identificação das localidades com maior concentração de focos do mosquito da dengue, foi elaborado um cronograma de ação, que envolve mutirões, campanha em meios de comunicação e conscientização da comunidade. Há dois meses, a Secretaria de Saúde vem promovendo seminários abertos à população. O secretário de Saúde, Kerrys Ruas, estabeleceu parcerias com outras secretarias municipais, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, empresários e maçonaria, para reunir e convocar a sociedade civil e órgãos públicos a um esforço de mobilização contra a doença. Cada um pode fazer um pouco. A dengue não escolhe pessoas para atacar, mas só ataca se dermos lugar ao mosquito. E é um problema de todos, desde a criança ao idoso. Por isso, sem distinção de idade, classe social, profissão e lugar onde mora, a comunidade precisa ajudar, ponderou o secretário. Para o prefeito Abade, todo cuidado nasce com um novo dia: Se quisermos ver nossa família, amigos e os turistas que vêm nos visitar livres da dengue, devemos começar em casa, a cada manhã. Não podemos esperar que vizinho faça o que devemos fazer.

Mãos na massa

Na orla, a ação envolve um bate papo com os donos e funcionários de barracas de praia, para conscientização e combate aos focos do mosquito. Nas Unidades de Saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários estão sendo orientados sobre a notificação e identificação de casos de dengue e também reforçar com a população as formas de prevenção. Até o final de dezembro, outros três mutirões estão programados. Um deles acontece amanhã, 21, no bairro Vila Vitória, a partir das 8 horas da manhã.

Acompanhe a agenda dos outros mutirões:
23/12 – Bairro Cambolo, às 08h00;
28/12 – Bairro Ubaldinão, às 08h00.

Assessoria de Comunicação Secretaria de Saúde de Porto Seguro

Compartilhar