"Saúde em Ação" na praia em Porto Seguro atraiu pessoas de várias idades - CONASEMS
voltar

Gestão | 17/12/2010

“Saúde em Ação” na praia em Porto Seguro atraiu pessoas de várias idades

Equipe_de_Sade
Equipe_de_SadeO sol firme, com céu e mar azuis, deram as boas-vindas aos esportistas de plantão. A Secretaria de Saúde de Porto Seguro reuniu na praia de Taperapuan, na Barraca Tôa Tôa, cerca de 600 pessoas para a quinta edição do Saúde em Ação, evento realizado pelo Projeto Movimento e Vida. Mesmo tendo como público-alvo pessoas da melhor idade, marcaram presença muitas crianças, jovens, adultos, idosos e até turistas.

Os meninos e meninas do Projeto Musicarte abrilhantaram a festa com apresentação de música popular brasileira ao som de flauta, bateria e teclado. Após praticar ginástica aeróbica, dança, yoga, alongamento e caminhada na praia, os participantes provaram um delicioso lanche de açaí e cupuaçu, para revigorar as forças. A estrutura de atendimento contou com uma equipe do SAMU, para eventual serviço de urgência e a equipe de Atenção Básica do município, juntamente com alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas, para acompanhamento com a aferição de pressão arterial.

O evento encerrou as atividades do ano de 2010, e, segundo o professor de Educação Física Luciano Barreto, mais conhecido por Inho, mostrou que as pessoas acompanhadas diariamente pelo projeto aderiram à proposta de cuidar da saúde de forma preventiva, e que, para isso, têm buscado na atividade física um grande aliado. A procura pela qualidade de vida e a melhora da auto-estima têm sido fator de grande atração pelo projeto, afirmou. Uma prova disso é dona Teresa Rocha, moradora do Baianão, que participa há dois anos: As dores que eu sentia não sinto mais. Fiz muitas amizades e aprendi que a gente não pode parar de se movimentar, tem que seguir em frente, comemorou. Os benefícios são para o corpo e para a alma. As atividades constantes têm afastado as causas e conseqüências de problemas como diabetes e hipertensão. As pessoas passaram a procurar as Unidades de Saúde não só em busca de remédio, mas também para evitar essas doenças, constatou a coordenadora do Projeto Movimento e Vida, Thayanne de Sá Nobre.

Para o secretário de Saúde, Kerrys Ruas, o projeto marca o interesse da Saúde Pública na prevenção de doenças. E, de acordo com o prefeito Abade, favorece o exercício da cidadania. A preservação da saúde repercute em toda a comunidade. Pessoas mais saudáveis vivem melhor, produzem mais e geram mais saúde. Isso torna o cidadão mais feliz, avaliou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Porto Seguro 

Compartilhar