Publicada 4ª edição do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia - CONASEMS
voltar

Gestão | 19/04/2021

Publicada 4ª edição do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia

Foi lançada nesta sexta-feira (16) a 4ª edição do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia na Rede de Atenção à Saúde. Nesta edição, foram acrescentados itens referentes a variante do vírus SARS-CoO-2, reinfecção, vacinas, fluxogramas para atenção hospitalar perinatal, dentre outros assuntos.

Clique aqui e faça o download do Guia

O recrudescimento da pandemia no Brasil tem deixado municípios e estados em alerta para controlar a propagação da doença e, pensando adiante, nas sequelas que a Covid-19 vai deixar na população. A vice-presidente do Conasems, Cristiane Pantaleão, pontuou em sua fala a importância da união tripartite. “O lançamento de mais uma edição do Guia é uma oportunidade para entendermos que estamos juntos. A gente precisa se unir não somente para vencer essa pandemia, mas também pensando em tudo o que vamos enfrentar no pós-covid. É importante que a discussão do Guia não pare aqui, mas que ele seja vivo nos territórios e que ele adapte-se às diferentes realidades que temos no país”, pontuou a vice-presidente. 

Logo na apresentação do documento, Conasems, Conass e Ministério da Saúde deixam explícito o papel fundamental da Atenção Primária no Sistema de Saúde. Pensando nisso, foram alinhados sete passos da APS:

– fortalecer a Atenção Primária à Saúde;

– monitorar os casos de síndrome gripal (SG) e acompanhar as altas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG)

– organização da gestão;

– vacinação rápida e segura;

– comunicação;

– promoção e prevenção

– reabilitação e complicações pós Covid-19

 

Clique aqui para conferir como foi o lançamento do documento

Compartilhar