Programa Saúde da Família avança nos Distritos de Ouro Preto (MG) - CONASEMS
voltar

Gestão | 21/01/2011

Programa Saúde da Família avança nos Distritos de Ouro Preto (MG)

Atividades com pessoas da terceira idade (Arquivos do PSF Caminhos dos Diamantes – Divulgação)
Atividades com pessoas da terceira idade (Arquivos do PSF Caminhos dos Diamantes – Divulgação)A Secretaria de Saúde de Ouro Preto vem ampliando o serviço de Atenção Básica, na sede e distritos, com objetivo de prevenção, ao contrário do modelo curativo, que está em desuso. Neste sentido, várias ações vem sendo implantadas na cidade com apoio e parcerias de órgãos ligados à Saúde e sociedade organizada.

Desta forma, no distrito ouro-pretano de Glaura acontecem atividades que geram material impresso capaz de servir como fonte para a nutrição saudável em todas as idades, não só para a população ouro-pretana, mas para o estado de Minas e para o Brasil.

A equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) de São Bartolomeu e Glaura é formada por um médico de Família, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e quatro agentes comunitários que trabalham nas quatro unidades (Postos de Saúde) que integram o PSF Caminho dos Diamantes. O objetivo principal é prevenção das doenças e a promoção da saúde.

A parte assistencial inclui o atendimento à demanda espontânea, incluindo as consultas. A parte preventiva inclui a Puericultura (acompanhamento de criança entre zero a dois anos), pré-natal, trabalho com grupos operativos de hipertensos, diabéticos, gestantes e adolescentes, além de outros programas. Os grupos operativos se reúnem com a comunidade para a realização de palestras sobre temas diversos (diabetes, hipertensão, saúde mental, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, Aids, gravidez na adolescência, etc.).

Para o Secretario de Saúde de Ouro Preto, Ariosvaldo Figueiredo, as ações de promoção da Saúde, como as do PSF Diamante, significam uma evolução no serviço de Atenção Primária à Saúde que, progressivamente, vai substituindo o antigo modelo curativo. O PSF, que congrega 1723 pessoas residentes em Glaura, Soares, São Bartolomeu e em Capanema, é coordenado pela enfermeira Juliana Ferreira da Costa que desenvolve outras ações pioneiras no setor da chamada saúde preventiva.

Para a enfermeira Juliana, entre as iniciativas que ganharam a adesão da comunidade de Glaura está a ginástica em suas diversas modalidades: Aeróbica, Localizada, Alongamento e Relaxamento, sendo que este trabalho começou em abril de 2010. “Iniciamos as nossas ações com as caminhadas, estimulando as mudanças no estilo de vida. Precisávamos de coisas mais práticas, pois informações todos já tinham. O problema é que durante as caminhadas começaram a faltar várias pessoas. Com a vinda dos alunos de Educação Física da Ufop partimos para a Ginástica, realizada todas as terças e quintas-feiras” explica a enfermeira.

No salão Antônio Ferreira Xavier, onde funciona o Centro Comunitário de Glaura, cerca de 50 mulheres e homens, demonstrando muito bom humor e preparo físico, participam dos exercícios comandados por Juliana. De acordo com Ariosvaldo, a ginástica é uma parceria com a Ufop por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), na qual os alunos dos cursos de Educação Física e Farmácia fazem os seus estágios. Cada profissional fica responsável por um grupo de alunos.

Junto com as caminhadas, foi iniciada a oficina de culinária para garantir-lhes alimentação mais saudável. “Os pacientes traziam as receitas para cozinhar na própria casa onde funciona o Pólo Cultural de Glaura. Posteriormente, as receitas deram origem a um livro” lembra o secretário. O livro de culinária é uma publicação especialmente elaborada pelos integrantes das oficinas de culinária do Programa de Saúde da Família, do distrito de Glaura, realizada em pareceria com a Universidade Federal de Ouro Preto. Os primeiros exemplares foram lançado recentemente durante a realização do Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Uberaba.

Outros exemplares serão distribuídos em Ouro Preto nos postos de saúde em 2011. Editado pela gráfica da Ufop, o livro contém, por exemplo, sugestões para uma alimentação mais saudável e ao alcance da maioria dos moradores de várias regiões de Ouro Preto e de Minas Gerais.

Está é apenas uma mostra das inúmeras ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e a Ufop, com o apoio do Programa de Educação pelo Trabalho Para a Saúde (PET Saúde) do Governo Federal.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto (MG) 

Compartilhar