Previne Brasil: Vídeo orienta gestores sobre resultados do 1º quadrimestre - CONASEMS
voltar

Atenção Básica | 28/05/2020

Previne Brasil: Vídeo orienta gestores sobre resultados do 1º quadrimestre

Nesta quinta-feira (28), o Conasems realizou mais uma  orientação ao vivo no Youtube. A assessoria técnica comentou sobre os resultados do 1º quadrimestre de 2020 do Programa Previne Brasil (confira o resultado  no e-Gestor AB),  vinculação das equipes no CNES e informações relacionadas ao cadastro de pacientes no sistema. Confira:


Esta foi a segunda transmissão para esclarecer dúvidas acerca do Programa. 
Em 20 de abril, foram explicados os critérios de prorrogação  dos prazos da portaria 29 de 16/04/20, além de questões sobre a adaptação (prorrogação) dos municípios ao Previne Brasil frente a pandemia do Coronavírus. Além da live (confira aqui), foi disponibilizado um Perguntas e Respostas com os questionamentos mais recorrentes. 

O Programa Previne Brasil está vigente desde janeiro de 2020 através da Portaria nº 2.979 GM/MS/2019, estabelecendo o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS), as regras valem para as equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária do Distrito Federal e municípios constantes no anexo da Portaria nº 172, de 31 de janeiro de 2020  (apresenta manutenção ou acréscimo dos valores a serem transferidos).

No Painel de Apoio à Gestão  podem ser consultados os dados de cada municípios por meio de uma série de informações relativas ao financiamento em saúde pública. Se você tem dúvidas sobre como consultar o saldo disponível em conta, clique aqui

No YouTube também está disponível a série de tutoriais #ParaSaberMais. No vídeo “Consulta dos valores do novo financiamento da Atenção Básica”, por exemplo, é explicado o que significam cada um dos dados exibidos no Painel de Apoio à Gestão quando fizer a consulta individual por município sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Básica.

Compartilhar