Prefeito Eduardo Paes inaugura Clínica da Família no Engenho Novo - CONASEMS
voltar

Gestão | 27/01/2011

Prefeito Eduardo Paes inaugura Clínica da Família no Engenho Novo

1492274
1492274A 26ª unidade da cidade vai beneficiar cerca de 16 mil moradores da região

O Prefeito Eduardo Paes entregou nesta quarta-feira, dia 26, ao lado do secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, a Clínica da Família Isabel dos Santos, a primeira do bairro e a 26ª unidade da cidade. Localizada na Avenida 2 de Maio, s/nº, ao lado da UPA do Engenho Novo, a nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e,
aos sábados, das 8h às 12h, com previsão de atender a 16 mil moradores da região.

Durante a cerimônia, o prefeito do Rio falou sobre a importância de se investir em saúde.

– Não há nada mais importante para um governo do que investir em unidades como essa. As Clínicas da Família vieram para evitar que as pessoas se dirijam aos hospitais. Que tenham atenção primária de qualidade e vivam com saúde – disse o prefeito, que espera duplicar o número de atendimentos na cidade a partir da inauguração de novas unidades.

– Estamos hoje com mais de 1, 3 milhão de pessoas atendidas pela atenção básica na cidade. Esperamos chegar a 2,5 milhões de pessoas – concluiu.

O secretário de Saúde, Hans Dohmman, afirmou que esta é mais uma unidade da “não-doença” que o município instala na cidade.

– Hoje é um dia muito feliz para a Prefeitura do Rio. Estamos inaugurando mais uma clínica que tem como principal tarefa a prevenção e a promoção da saúde. Para isso, seus usuários contarão com equipe de saúde específica e uma tecnologia avançada, fatores que propiciam atendimento de qualidade -.

A clínica do Engenho Novo possui oito consultórios médicos, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica (com três leitos), procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia a almoxarifado. Para atender a 16 mil pessoas, a unidade conta com quatro equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, além dos demais procedimentos e serviços.

Oscar Berro, representando o Ministério da Saúde, mostrou-se impressionado com as instalações da nova unidade da Clínica da Família da cidade.

– Tenho 36 anos de Saúde e jamais vi algo tão grandioso e abrangente como o Programa Saúde Presente. Posso dizer que estamos mudando a saúde desse país a partir do trabalho realizado no Rio de Janeiro – afirmou.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, os projetos das clínicas buscam a sustentabilidade e tentam amenizar ao máximo os impactos ao meio ambiente. O destaque fica por conta de um sistema que permite que a água da chuva seja reutitizada, evitando o desperdício. Além disso, a combinação de um jardim central com um sistema de ventilação adequado mantém o local arejado, promovendo uma menor utilização de aparelhos de ar-condicionado.

As Clínicas da Família são contruídas em sistema modular (estruturas de aço pré-moldadas). As peças chegam prontas para serem montadas, evitando-se problemas com canteiros de obras e com o acúmulo de lixo e entulho. 


Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro  

Compartilhar