População acreana é imunizada contra febre amarela - CONASEMS
voltar

Gestão | 20/01/2011

População acreana é imunizada contra febre amarela

foto_febre_amarela - imagem ilustrativa
foto_febre_amarela - imagem ilustrativaEm ação conjunta com o Ministério da Saúde, e as prefeituras dos 22 municípios acreanos, o Governo do Acre pretendem imunizar a população contra a febre amarela. A estratégias visa proteger todas as pessoas que ainda não foram vacinadas e que ficam vulneráveis no período da sazonalidade, época em que são registrados o maior número de casos.

O lançamento da Campanha Estadual de Intensificação da Vacina Contra a Febre Amarela no Acre, ocorre nesta quinta-feira,20, às 9h30, na sala de vacina do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). Na ocasião, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, concede uma coletiva à imprensa para mobiliza a sociedade.

A meta prevista é a vacinação de 171.427 pessoas a partir dos 9 meses de idade, 24,53% da população acreana. De julho de 2001 a setembro de 2010 foram imunizadas 523.775 pessoas, representando 75,47% de cobertura no estado.

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Imunização, Maria Auxiliadora Holanda, a vacina que protege contra a febre amarela é oferecida para todas as pessoas, a partir dos 9 meses de idade, que comprovadamente nunca tomou a vacina, ou aquelas que não fizeram o reforço a cada 10 anos.

“É importante que a população esteja atenta, pois apesar das vacinas estarem disponíveis, deve-se observar os critérios para a vacinação. Por exemplo: quem já tomou a vacina e fez o reforço regularmente, não podem ser vacinadas, uma vez que a revacinação pode aumentar a freqüência de reações indesejadas”, orienta Auxiliadora.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Acre 

Compartilhar