Policlínicas de Cuiabá adotam classificação de risco para humanizar atendimento - CONASEMS
voltar

Gestão | 19/01/2011

Policlínicas de Cuiabá adotam classificação de risco para humanizar atendimento

image
imageA Secretaria Municipal de Saúde informa que as Policlínicas de Cuiabá já estão prestando o atendimento ao público conforme o protocolo de atendimento da classificação de risco. Esta medida tem o objetivo de facilitar e garantir um atendimento mais humanizado. No total, nada menos do que 17.542 pessoas foram atendidas durante o mês de novembro nos PA’s das seis unidades de Saúde de Cuiabá.

A classificação prioriza o atendimento às pessoas com maior risco de vida, ou seja, os casos mais graves. A população está sendo orientada a receber atendimento em unidades mais próximas de suas residências (centros de saúde e programas saúde da família) e, conforme a gravidade clínica, o atendimento será realizado nas Policlínicas ou caso seja necessário, encaminhado para o Pronto Socorro.

A medida tenta garantir o atendimento a toda população e não superlotar apenas uma unidade de Saúde, como o Pronto Socorro Municipal. Durante a ação, enfermeiros estarão fazendo o acolhimento das pessoas. De acordo com a coordenadora da Atenção Secundária, Rosane Meciano, os pacientes mais graves, idosos e gestantes, têm prioridade no atendimento.

A equipe de enfermagem estará orientando e esclarecendo a população para eventuais dúvidas. Será realizada uma pré-consulta aos pacientes do P.A.; o prontuário do paciente deve ser registrado com as queixas básicas e para verificação de dados vitais, como a pressão arterial e a temperatura corporal, identificando as necessidades das pessoas que procuram atendimento e assim ser encaminhado para outros serviços da rede SUS.

“Alguns pacientes chegam e querem ser atendidos imediatamente. Mas nós iremos fazer o atendimento conforme o protocolo de classificação de risco. Por isso, algumas pessoas terão que esperar mais tempo que outras, independente da ordem de chegada nos P.A´s”, ressaltou a coordenadora da atenção secundária.

As seis Policlínicas atendem aproximadamente 40 mil pacientes/ mês e oferecem o serviço de Pronto Atendimento Adulto e Infantil, Ambulatório por especialidades, Executa Programas de controle de doenças (Hanseníase, Tuberculose, Pré- natal, Exames e consultas pré-agendadas) atende casos de Urgência e Emergência de casos de média complexidade. Existem três policlínicas (CPA, Coxipó e Verdão) equipadas com raios-X e aptas a oferecer atendimento de qualidade ao cidadão. As outras Policlínicas estão localizadas em outras regiões: Pascoal Ramos, Planalto e Pedra 90.

Confira:
Policlínica Verdão: “Dr José Faria de Vinagre”-
Av. Agrícola Paes de Barros s/n- Bairro: Verdão. Fone (65) 3617-1458/3617-1407.

Policlínica Pascoal Ramos
Rua Benedito Antonio S/n. Bairro: Pascoal Ramos. Fone (65) 36171302/ 3617-1303

Policlínica Pedra 90
Av. Newton Rabelo de Castro. Bairro Pedra 90. Fone: (65) 3617-1955/ 3617-1957

Policlínica Coxipó
Rua 24 de agosto s/n. Bairro: Vista Alegra. Fone: (65) 36171411/36171443

Policlínica CPA I
Av. Obidos s/n. Bairro CPA I. Fone: (65) 3617-1617/ 36171620

Policlínica Planalto
Av. dos trabalhadores. Bairro: Planalto. Fone: (65) 36171410/ 36171417
 

Assessoria de Comunicação  da Secretaria de Saúde de Cuiabá (MT)

Compartilhar