
A ação, que começou às 8h, segue até às 12h se não chover, e pretende abordar 90% de veículos de passeio, além de motocicletas que transitarem pelo período no local. A pasta de Saúde está envolvida oferecendo verificação de pressão arterial e trabalho de orientação sobre os perigos da dengue e leishmaniose nesta época do ano.
Além de ter a intenção de conscientizar os motoristas, o checklist, segundo Barrionuevo, é oferecido com objetivo de reduzir as estatísticas de acidentes nas rodovias. Por isso, no local os policiais checam a documentação dos veículos abordados com a intenção de verificarem se estão ou não regularizados, além do que orientam os motoristas sobre a checagem dos níveis de óleo e água e a obrigação dos equipamentos básicos de segurança, como extintores de incêndio, chave de roda, triângulo e averiguação das condições dos pneus e freios. “A Porto Seguro, por sua vez, está oferecendo gratuitamente os serviços de cristalização e regulagem dos faróis dos veículos de passeio, para que em caso de chuvas, a visibilidade do carro seja aumentada”, completa.
Paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde, pela qual responde o secretário Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, aproveita a oportunidade para aferir a pressão arterial dos motoristas abordados. O serviço é realizado por uma equipe de enfermagem. Agentes de endemias também trabalham no local, orientando a população sobre os riscos da dengue e leishmaniose nesta época do verão. Segundo a educadora de saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco, durante a abordagem panfletos informativos sobre a hanseníase também são distribuídos.
—
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Presidente Prudente (SP)