Parceria vai beneficiar mães durante pré-natal em Roraima - CONASEMS
voltar

Gestão | 23/12/2010

Parceria vai beneficiar mães durante pré-natal em Roraima

gravida
gravidaO Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e a Secretaria de Saúde de Boa Vista vão se reunir, durante a primeira quinzena de janeiro, para discutirem a ampliação do programa de visita antecipada na maternidade. Além disso, a direção da Unidade pretende transformar o projeto “Enquanto o bebê não chega” em uma ação do Estado para trabalharem em parceria com os municípios.

Todas as quartas-feiras, a unidade recebe em média cinco gestantes. Segundo o assessor de Humanização, da Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau), Wagner Costa, a inteção é dobrar o número de visitas. Por isso, a reunião vai contar com a participação de profissionais de saúde que atuam nas macro áreas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Assim, os profissionais estarão preparados para informar as gestantes sobre os benefícios da visita antecipada.

Além disso, será distribuido cartazes e folderes sobre o funcionamento do projeto “Enquanto o bebê não chega”. Para isso, será firmado uma parceria com o município de Boa Vista. “A preferência foi dada à capital, porque 60% das mulheres que dão a luz no HMI são de Boa Vista”, afirma.

O projeto deverá ser apresentado aos secretários municipais de saúde durante reunião na Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Com todos os municípios envolvidos, mais gestantes terão a chance de conhecer a unidade antes do parto. “Isso ajuda a conter a ansiedade que as mulheres têm durante a gravidez”, diz.

A VISITA

O bombeiro Richard Lopes acompanhou a esposa, Janaira Lopes, durante a visita antecipada. Na unidade, os acadêmicos de psicologia mostraram toda a estrutura da maternidade e responderam as perguntas dos visitantes. “Eu queria muito saber até onde vou poder acompanhar minha esposa e verificar como funciona a privacidade das gestantes na hora do parto”, conta.

Após conhecer todo o percurso realizado pela gestante no HMI, os visitantes participam de palestras com orientações sobre o aleitamento materno, no qual, os visitantes podem fazer as perguntas.

Para Lopes, o projeto deve ser mais divulgado, pois a visita e a palestra esclareceram muitas dúvidas e diminuiu alguns receios que tinha em relação à maternidade. “A equipe informou quais os nossos direitos e o que devemos exigir dos profissionais da unidade. A palestra foi ótima, pois apesar de eu já ter estudado sobre o assunto, quando cheguei aqui ainda tinha muitas dúvidas sobre o aleitamento”, afirma.

A visita antecipada acontece todas as quartas-feiras a partir das 10h30. Quem visitou a unidade, mas ficou com alguma dúvida pode entrar em contato com a unidade por meio do telefone 4009-4916.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Roraima 

Compartilhar