Painel de Apoio à Gestão: Pesquise informações sobre financiamento, emendas, leitos e estabelecimentos –
voltar

Gestão | 04/02/2021

Painel de Apoio à Gestão: Pesquise informações sobre financiamento, emendas, leitos e estabelecimentos

Como estratégia para o fortalecimento da gestão municipal do SUS e o processo de regionalização da saúde, o Conasems desenvolveu o Painel de Apoio à Gestão. A iniciativa faz parte de um conjunto articulado de ações. O Painel é uma ferramenta que serve como subsídio na elaboração e execução do planejamento local e regional, a fim de fortalecer os debates nos processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde.

O painel disponibiliza informações por temasGestão MAC“, “Financiamento“, “Emendas“, “Leitos e Equipamentos” e “Estabelecimentos“. Os dados e diversas informações disponibilizadas podem ser acessadas buscando pelo nome da região de saúde, pelo município ou pelo estado.

Navegue pelos painéis e confira aqui a playlist com os tutorias #ParaSaberMais sobre sistemas de informação do SUS.

Confira abaixo os painéis disponibilizados:

Gestão dos Recursos da Média e Alta Complexidade (MAC): Mostra se o município possui gestão dos recursos de Média e Alta Complexidade – MAC com o referente teto MAC de cada município;
Repasses Federais Fundo a Fundo – MAC: Traz valores transferidos aos entes federados na média e alta complexidade – Teto MAC, SAMU, incremento MAC e FAEC;
Emendas Parlamentares: Informações referentes às emendas parlamentares repassadas aos entes federados
Leitos Hospitalares e Equipamentos em Uso: Informações referentes aos leitos hospitalares existentes e equipamentos registrados no cadastro de estabelecimentos.
Estabelecimentos de Saúde: Informações referentes aos estabelecimentos de saúde existentes nos territórios;
Saldos em contas: Consulta de saldos de contas correntes de Fundos de Saúde abertas pelo FNS com repasses na modalidade fundo a fundo
Evolução do Teto MAC: Análise de evolução do Teto MAC dos entes federados, além da composição do mesmo.
Previne Brasil – Resultado 2020: Resultado do financiamento federal para atenção básica com a consulta de valores financeiros do atual modelo chamado de “Previne Brasil”.

Painéis futuros:

Previne Brasil – Simulação 2021: Trará a expectativa de desembolso federal em favor dos municípios para o ano de 2021 de acordo com as portarias existentes relacionadas ao método de financiamento para atenção básica.
Orçamento do Setor Saúde: Trará indicadores registrados no SIOPS, relacionados ao orçamento municipal, aplicação do percentual mínimo da saúde, entre outros.
Perfil Municipal: Emissão de relatório com resumo do cenário municipal, desde a capacidade instalada até a parte financeira.
Confira abaixo os painéis disponibilizados e confira no Canal do Conasems no YouTube os vídeos tutoriais acerca dos painéis.

Compartilhar