Orientações sobre intubação orotraqueal e otimização do uso de oxigênio em pacientes com Covid-19 - CONASEMS
voltar

Coronavírus | 10/05/2021

Orientações sobre intubação orotraqueal e otimização do uso de oxigênio em pacientes com Covid-19

O Ministério da Saúde disponibilizou protocolos com orientações sobre intubação orotraqueal e a otimização do uso de oxigênio em pacientes com Covid-19. Os documentos são direcionados aos serviços de saúde, públicos ou privados, que prestam atendimento a pacientes com COVID-19, seja no contexto de terapia intensiva ou não.

De acordo com os protocolos, todas as recomendações contidas foram adaptadas a partir de diretrizes nacionais e internacionais recentes, com contextualização para o cenário brasileiro, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, de sociedades médicas, de hospitais de excelência e de universidades. Confira:

Orientações sobre intubação orotraqueal em pacientes com Covid-19
O protocolo objetiva orientar a prática clínica, visando promover processo ágil de intubação orotraqueal (IOT) e otimização do uso de medicamentos sedativos e de bloqueadores neuromusculares, visando segurança e adequada assistência ao paciente. 

Orientações sobre a otimização do uso de oxigênio e suporte ventilatório em pacientes graves com Covid-19
O protocolo objetiva orientar a prática clínica, visando a otimização do uso de oxigênio e adequado suporte ventilatório ao paciente com COVID-19, de forma customizável à estrutura existente. 

Compartilhar