Orientações técnicas

Nota informativa sobre nova funcionalidade do e-SUS AB


A versão 3.2 do e-SUS AB, disponibilizada na última terça-feira (23) possibilita a geração da notificação compulsória de agravos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Estão disponíveis no sistema 47 tipos de notificação de agravos no padrão estabelecido pelo SINAN. Antes de finalizar o atendimento no PEC o profissional poderá gerar e imprimir uma notificação. Para tanto o sistema recupera diversas informações já existentes na base de dados local do PEC e gera um documento em formato PDF para impressão. É importante realizar a conferência dos dados, pois algumas informações podem estar ausentes no prontuário do cidadão, necessitando, desta forma, o preenchimento de algum campo após a impressão.

O e-SUS AB não realiza qualquer envio de informação em  formato eletrônico para a base de dados nacional do SINAN. É importante frisar que o PEC apenas gera uma notificação no formato PDF obedecendo o modelo publicado e utilizado pelo SINAN, reduzindo o retrabalho dos profissionais de saúde no preenchimento manual das notificações. O mesmo deve ser enviado obrigatoriamente à Secretaria Municipal de Saúde ou setor responsável para que seja inserido no SINAN. A continuação do processo de investigação deve ser realizado pelas equipes de vigilância do município e seus registros, com os resultados da investigação, inseridos no próprio SINAN.

 

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