voltar

Gestão | 04/10/2019

Oficina promove avaliação e planejamento da Mostra Brasil, aqui tem SUS

Entre os dias 01 e 03 de outubro representantes dos Cosems de todo país participaram da Oficina de Avaliação da 16ª Mostra Brasil aqui tem SUS. A 16ª Mostra aconteceu no último Congresso Conasems e contou com 500 experiências expostas e mais de 80 premiadas em diferentes categorias.

A oficina fez uma ampla avaliação dos processos de apoio e de construção da 16ª Mostra, identificando pontos positivos e possíveis melhorias. Foi levantado pelos participantes a necessidade do edital ser lançado com mais tempo de antecedência, permitindo aos municípios e Cosems uma melhor organização dos processo de seleção nos estados.

Também foi apontado pelos participantes a importância da websérie Brasil, aqui tem SUS como ferramenta de trabalho e divulgação de boas práticas. A quarta temporada, com os premiados da 16ª Mostra, já está sendo filmada e conta com três episódios já lançados disponíveis no Canal Conasems no Youtube.

O planejamento da 17ª Mostra Brasil aqui tem SUS está sendo feito a partir de uma revisão do regulamento da Mostra passada e de proposições levantadas na oficina. Melhorias nos sistema de inscrição e avaliação também foram destacadas como sugestão para 2020.

Marta Magalhães, representante do Cosems RJ, levantou a possibilidade de criação de um banco de práticas, de forma que os trabalhos sejam consultados. “Temos a necessidade de um mapeamento para troca entre os municípios e os estados. Informações consolidadas que possam mostrar a realidade do serviço, além de subsidiar futuros trabalhos da Mostra”.

O secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, confirmou a realização da 17ª Mostra Brasil aqui tem SUS durante o XXXVI Congresso Conasems, que acontecerá em julho de 2020 na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande.