voltar

Gestão | 12/04/2019

O SUS que dá certo: PA, AL e BA promovem mostras de experiências exitosas

Os desafios impostos ao SUS não são obstáculos para que os municípios continuem inovando na garantia do direito à saúde. Esta semana, em diversos estados do país, através de iniciativas dos Conselhos Estaduais de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), municípios promoveram em seus territórios trocas de experiências. Alguns deles, vale destacar, realizaram pela primeira vez mostras estaduais de experiências exitosas, a exemplo do Pará e de Alagoas. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) tem sido um grande incentivador das mostras, oferecendo apoio técnico às gestões locais, como também possibilitando a troca de experiências em âmbito nacional.

PARÁ

O Pará realizou a sua 1ª Mostra Pará Aqui Tem SUS no dia 10 de abril, em Belém. Dos 48 trabalhos avaliados, 20 foram escolhidos para apresentação oral. Essas experiências seguem sendo compartilhadas no país: 17 delas irão para a Mostra Brasil, aqui tem SUS, promovida pelo Conasems, e outras três serão apresentadas no Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde.

“O nosso objetivo é estimular que os profissionais escrevam sobre o que executam e acreditem que é possível compartilhar suas iniciativas. Temos uma diversidade de temas muito interessante e o entusiasmo das pessoas é grande ao falar de suas experiências”, avalia a coordenadora da Mostra, Marlene Silva dos Reis. Foram apresentados trabalhos em áreas voltadas ao direito sexual e reprodutivo, planejamento em saúde na elaboração do Plano Municipal, pré-natal do parceiro, saúde do idoso, sífilis congênita, reorganização da AB no prontuário eletrônico, autismo, dentre outros. A maioria das experiências destacam-se na Atenção Básica.

ALAGOAS

Mais de 220 trabalhos foram inscritos na Mostra Alagoas Aqui tem SUS/2019, sendo 110 pré-selecionados para apresentação oral e 50 expostos em banners nos dias 11 e 12 de abril, em Maceió. As experiências foram organizadas em duas modalidades: as realizadas por equipes que compõem o Sistema Único de Saúde no município e as de atuação da gestão municipal de forma cooperada, por consórcios ou outros meios.

Os três primeiros colocados na Mostra Estadual, além da experiência que se destacou pelo caráter inovador e os selecionados para a 16ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS receberam premiação em dinheiro. Nove trabalhos serão apresentados na Mostra do Conasems, que acontecerá durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília.

“No total, 36 municípios participaram da nossa primeira Mostra Estadual. Para nós está sendo uma vivência inovadora, pois as gestões têm a oportunidade de mostrar toda sua organização do trabalho, a sua criatividade, o seu potencial técnico mediante uma análise epidemiológica, de acordo com a realidade social de cada localidade. A gente vê claramente que cada estratégia teve um planejamento e buscou atender as necessidades de saúde do seu município. Temos um potencial muito grande de fazer o enfrentamento de questões como o subfinanciamento”, afirmou a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Izabelle Pereira.

Melhoria da cobertura vacinal, ações de vigilância, ampliação do atendimento no terceiro turno foram alguns dos trabalhos apresentados. “O Conasems nos estimula, foi lá que tivemos a ideia de fazer a primeira mostra estadual. O país está sendo representando na Mostra Nacional e por que não darmos visibilidade aqui também a todo o nosso potencial técnico?”, indaga a presidente do Cosems e secretária municipal de saúde de Teotônio Vilela.

BAHIA

Na Bahia, 164 trabalhos foram apresentados na “Mostra COSEMS Bahia, Aqui tem SUS”, no dia 11 de abril, durante as reuniões da Diretoria do COSEMS e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A Região de Saúde que mais inscreveu trabalhos foi a Centro Leste, com 37, seguida da Leste com 29, e Sul com 24. A Mostra também abriu espaço para a apresentação de 5 trabalhos desenvolvidos pelos apoiadores/assessores do COSEMS e 4 da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Quanto à temática, a Atenção Básica se destacou pelo número de experiências, com 94 iniciativas apresentadas.

Uma banca avaliadora selecionou os 36 melhores trabalhos para representarem a Bahia na 16ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS”, do Conasems. Todas as experiências receberam certificados digitais com autor e coautores e as que tiveram melhores pontuações ou conceitos serão contempladas com a divulgação e homenagem especial a ser definida pela Diretoria do COSEMS/BA e Comissão Organizadora.