Nota de pesar: Hésio Cordeiro - um dos idealizadores do SUS - CONASEMS
voltar

Notícias | 09/11/2020

Nota de pesar: Hésio Cordeiro – um dos idealizadores do SUS

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), manifesta por esta nota condolências aos familiares e o pesar de todo gestor da saúde pelo falecimento do Dr. Hésio de Albuquerque Cordeiro, ontem dia 8 de novembro.

Ex-presidente do lnamps, Hésio Cordeiro foi uma das personalidades presentes em diversos Congressos do Conasems onde o tema da Reforma Sanitária Brasileira foi debatido.

Nos anos que se seguiram à publicação da Constituição Federal de 1988, sempre defendeu, com muita veemência, a transição do SUDS para o SUS, mesmo sendo bombardeada “por inimigos que estão dentro da trincheira e de onde devemos retirá-los”, conforme frisava no I Jornal do CONASEMS, em junho de 1989.

“Não se pode abrir mão do tempo em que deve se realizar a reestruturação da saúde pública neste país. Está em aberto o prazo para a unificação dos serviços de saúde e nós não abrimos, ninguém deve abrir mão tampouco das estruturas do INAMPS. Um em cada três ou quatro municípios possuem algo desta estrutura que não é repassada por se tratar de um poderoso aparelho eleitoral. E estamos em ano de eleições”, disse ele, prosseguindo:

“O melhor é extinguir logo o Inamps, ficando pendente apenas a questão do patrimônio. É urgente, para viabilizara SUDS com uma nova estrutura para o Ministério da Saúde. O INAMPS passaria a ser apenas um órgão assessor. O setor privado vai buscar estratégias para contornar o que eles não gostaram na Constituição Federal. Atuarão em cima dos legisladores estaduais e municipais, Eles aparecerão, não tenhamos dúvidas”.

Dr. Hésio, também contribuiu em muito no debate da IX Conferência Nacional de Saúde: Municipalização é o caminho e participou de diversos congressos do CONASEMS, do Congresso de constituição do CONASEMS, como convidado ao Congresso de Recife do CONASEMS em 2005 , no debate sobre  a agenda inconclusa da Reforma Sanitária.

Confira a nota de pesar.