NATTA realiza ações no Dia Mundial de Combate a AIDS em Apucarana (PR) - CONASEMS
voltar

Gestão | 30/11/2010

NATTA realiza ações no Dia Mundial de Combate a AIDS em Apucarana (PR)

imagem-2010-11-26-129077913253-imgdim-h-206
imagem-2010-11-26-129077913253-imgdim-h-206O trabalho concentra-se na Praça Rui Barbosa, no dia 01/12, das 09 às 20 hs

Na próxima quarta-feira (01/12), Dia Mundial de Combate a AIDS, o Centro de Saúde e Dignidade Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana (NATTA), realiza a Campanha “Fique Sabendo”. Com foco central na prevenção e combate a AIDS, as ações educativas e orientativas, acontecem das 09 às 20 horas, na Praça Rui Barbosa.

“Estamos damos continuidade ao trabalho que iniciamos durante a Feira de Saúde, que aconteceu no último dia 20 de novembro. Nesta etapa contamos com a parceria e apoio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), do Programa Estadual de DST/HIV/AIDS e HEPATITES VIRAIS e SESC/Apucarana. Nossa maior finalidade é incentivar a realização do Teste Rápido e diagnosticar precocemente o HIV”, explica o enfermeiro Jonas Batista de Campos, coordenador do NATTA.

Teste Rápido

Além da distribuição do material educativo, como folder e panfletos e a entrega de preservativos (não só no local, como em todas as Unidades de Saúde), o NATTA estará realizando o Teste Rápido. “O Teste Rápido detecta no organismo humano a presença ou não do vírus HIV. Para a realização do teste contamos com profissionais especializados que fazem à triagem (para a realização do laudo de garantia do resultado), pré-aconselhamento, o teste e o pós-aconselhamento. O resultado é rápido. Em poucos minutos o paciente já recebe o laudo que possibilita saber se é ou não, portador do vírus HIV”, explica Campos.

Quanto mais cedo à infecção for descoberta, melhor. “Portanto, orientamos aos pacientes para que façam o teste rápido sempre que se exporem ao HIV ou passarem por uma situação de risco. Esse é um exame seguro, rápido, é confidencial, gratuito e simples, sendo realizado com apenas uma gota de sangue da ponta do dedo”. Saber do contagio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida da pessoa soropositivo. “O acompanhamento através dos serviços especializados tem garantido uma qualidade de vida melhor”, completa.

Jonas alerta as gestantes sobre a importância do teste. “Sabemos que as gestantes soropositivas tem 99% de chance de terem filhos sem o HIV, isso se realizarem o pré-natal corretamente e seguir todas as recomendações principalmente no parto e no pós-parto. O aleitamento materno deve ser suspenso”, relata.

Exames realizados de janeiro a outubro de 2010

Segundo relatório divulgado pelo NATTA, de janeiro a outubro foi realizado: 1.906 exames convencionais (coleta de sangue). “Os resultados desses exames foram negativos. Já no Teste Rápido, de 1051 realizados, 18 foram positivos”, afirma Jonas.

NATTA

O NATTA atende de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas, na Avenida Munhoz da Rocha nº. 1645, próximo a Rádio Cultura AM. Mais informações 3901 1066.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apucarana (PR)  

Compartilhar