voltar

Gestão | 26/07/2018

Mostra Brasil, aqui tem SUS é o grande destaque no primeiro dia do 34º Congresso Conasems

Com 342 trabalhos inscritos, aconteceu ao longo desta quarta-feira (25) no Hangar, em Belém, a 15ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”, uma das atividades do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece até sexta-feira na capital paraense. Durante o dia, representantes de secretarias municipais de saúde de todas as regiões do Brasil apresentaram experiências bem-sucedidas em seus municípios relacionadas a temas como planejamento, participação da comunidade, financiamento, gestão e atenção básica. “A ideia é justamente compartilhar experiências que são replicáveis e que possam servir de modelo para os outros municípios”, afirma a coordenadora geral da Mostra, Marema Patrício.

Este ano, a Mostra Brasil Aqui Tem SUS teve 198 iniciativas voltadas para a temática da Atenção Básica. Desenvolvidas nos municípios, as experiências escolhidas passaram por uma comissão avaliadora e foram expostas no evento dentro de uma das oito temáticas relacionadas que são: Atenção Básica, Planejamento Local do SUS, Participação da Comunidade, Financiamento e o Fundo Municipal de Saúde, Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Judicialização da Saúde, Vigilância em Saúde nos Municípios e Regulamentação do SUS.

Apresentação de projeto selecionado na 15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

As apresentações ocorreram simultaneamente em 14 salas, que contaram com a presença massiva do público para prestigiar trabalhos como o “Consultório Virtual”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Bragança, no Pará, e que reduziu o tempo de espera na fila por exames especializados. “Prevenção ao Suicídio nos Povos Indígenas Xacriabás” foi a experiência trazida pelo município de São João das Missões, em Minas Gerais, que conseguiu uma redução significativa no índice de suicídios entre povos indígenas.  De Arapiraca, em Alagoas, veio a iniciativa que mapeou e acompanhou o caso de nascimento de bebês prematuros que possibilitou a identificação de 100% dos casos e reduziu em 30% a mortalidade de recém-nascidos de alto risco na localidade.

Foram premiados, durante a cerimônia de abertura, um trabalho por cada região do país, com prêmios de R$ 10 mil em dinheiro. Esse ano, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), através do “Prêmio Atenção Primária Forte: caminho para a saúde universal” escolheu o melhor trabalho dentro da temático e premiou o campeão com uma viagem de estudos para conhecer uma experiência na Espanha. O público também teve o direito de escolher o melhor trabalho por meio de votação online. Para conhecer os vencedores, clique aqui.

Normanda Santiago, presidente do COSEMS/AL e Stela Souza, presidente do COSEMS/BA, com cheque de R$ 10 mil

Na sessão de encerramento do congresso, que acontece na sexta-feira (27) no auditório Master a partir das 15h, serão conhecidos os municípios que foram selecionados para participar da 3ª temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS. A organização do evento também planejou uma premiação para reconhecer os melhores trabalhos dentro de cada uma das oito temáticas. A coordenadora da mostra ressaltou ainda a importância de um evento como a Mostra. “Nosso país é muito grande, muito diverso, então as pessoas têm dificuldade de acesso e o SUS sofre com uma mídia negativa que mostra as ações de forma muito desqualificada, quando na verdade nós atendemos 100% da população Brasileira em vários setores, não necessariamente só na assistência ou só na urgência. A mostra é o momento de apresentarmos esse lado positivo”, explica Marema.

Confira galeria de fotos