Mobilização Pró-Saúde da População Negra - CONASEMS
voltar

Gestão | 14/10/2010

Mobilização Pró-Saúde da População Negra

saude_populacao_negra_grande
saude_populacao_negra_grande

O movimento negro lutou para a construção de uma política de saúde com o objetivo de combater o racismo e as desigualdades raciais no Sistema Único de Saúde(SUS). Em 2006, conquistamos a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra – PNSIPN, aprovada no Conselho Nacional de Saúde e pactuada na Comissão Intergestores Tripartite em 2008. Embora a Política pactuada tenha força de Lei, uma vez que o Estatuto da Igualdade Racial adotou- a na íntegra para o tema saúde, sabemos que sua implantação nos estados e municipíos ainda é frágil.

Com o objetivo de conhecer melhor a realidade de implantação da PNSIPN e fortalecer a Mobilização Nacional, partiremos de um diagnostico inicial mapeando todas as instâncias de interlocução da mesma nas secretarias municipais e estaduais de saúde além de seus respectivos conselhos de saúde. Portanto, interessa-nos saber onde há comissões de saúde da população negra ou comissões de etnia ou raça nos conselhos de saúde e comitês técnicos de saúde da população negra nas Secretarias de Saúde, GT Saúde da População Negra, Área Técnica ou equivalente em sua cidade ou estado. Você pode nos ajudar enviando essas informações para reforçar a  Mobilização Nacional.

Procure o Conselho de Saúde para saber se existe alguma comissão ou algum espaço para essa discussão. Veja se a Secretaria de Saúde local já possui o Comitê Técnico de Saúde da População Negra ou se há alguma proposta de criação em andamento. Caso exista coordenadoria de promoção da igualdade racial em sua cidade, eles também podem informar sobre a existência destas instâncias.  
Envie essa informação aos cuidados de José Marmo, para o endereço: semireligafro2007@yahoo.com.br  

 

Compartilhar