Ministério da Saúde realizou o lançamento dos cursos de formação do Saúde com Agente nesta quarta-feira (22) - CONASEMS
voltar

Gestão | 23/06/2022

Ministério da Saúde realizou o lançamento dos cursos de formação do Saúde com Agente nesta quarta-feira (22)

O Ministério da Saúde lançou, em cerimônia oficial, nesta quarta-feira (22), os cursos de formação do Programa Saúde com Agente. A iniciativa, que é executada pelo Conasems e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, irá oferecer qualificação técnica para quase 200 mil agentes comunitários de saúde e de endemias em todo o país. O programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões e é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (presencial e a distância) do país. O Programa contou com adesão de 5.452 municípios, correspondente a 97,8% dos municípios do país.

Na ocasião, estiverem presentes o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Helio Angotti Neto; o presidente do Conasems, Wilames Freire; a presidente do CONACS, Ilda Angélica Correria; a representante da OPAS/OMS, Socorro Gross; entre outras autoridades.

O presidente do Conasems, Wilames Freire, aproveitou a ocasião para relembrar todos os desafios enfrentados nos últimos anos para a criação do programa e ressaltou o  objetivo do Conasems de oferecer formação de qualidade dentro das unidades básicas de saúde para os trabalhadores do SUS por meio da TV Mais Conasems.

“Desde 2017  nós começamos a desenhar esse embrião do que seria o Saúde com Agente. Naquele momento, conversamos bastante e foi colocado esse desafio lá atrás. Um desafio gigante e que muitas instituições não tiveram a condição de tocar para frente. Desenhamos o projeto em conjunto nos últimos anos e fizemos uma grande mobilização para conseguirmos atingir esses números tão expressivos. Hoje nós estamos fazendo uma transmissão ao vivo dessa solenidade através do canal Mais Conasems e nosso objetivo é de levar informações e capacitação dentro das unidades básicas dos municípios brasileiros por meio do nosso canal de TV”, celebrou Wilames.


Saúde com Agente

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde destinada à formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que atuam em todo o território nacional, ante o estabelecimento dos respectivos parâmetros curriculares e de seus mecanismos de acompanhamento, monitoramento e sustentabilidade.

O Programa foi criado para atendimento às leis que ampliaram as atribuições dos Agentes de Saúde (Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, e Lei nº 13.595, de 5 de janeiro de 2018), desde que possuam a diplomação em curso técnico específico para cada categoria.

Confira o lançamento na íntegra:

 

Siga o Programa Saúde com Agente nas redes sociais:

Instagram 

Facebook 

Telegram 

Compartilhar