Ministério da Saúde amplia dose de reforço para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde - CONASEMS
voltar

Coronavírus | 01/10/2021

Ministério da Saúde amplia dose de reforço para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. As pessoas imunossuprimidas e idosos acima de 70 anos  já estão contemplados nessa nova etapa da campanha. O anúncio foi feito na última terça-feira (28), em João Pessoa (PB), pelo ministro da Saúde substituto Rodrigo Cruz.

A aplicação da dose de reforço deverá ser administrada 6 meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado. Também foi recomendado uma dose adicional aos indivíduos com alto grau de imunossupressão. As vacinas a serem utilizadas para a dose de reforço e para a dose adicional deverão ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou Astrazeneca).

Distribuição de doses

Com uma nova distribuição de vacinas Covid-19, o Ministério da Saúde iniciou o envio de doses para reforçar a imunização de pessoas com mais de 60 anos. De acordo com a pasta, serão destinados 785 mil imunizantes somente para esse grupo nos próximos dias. Outras 3,1 milhões serão enviadas para o reforço da vacinação dos profissionais da saúde que trabalham na linha de frente do combate à pandemia. O Ministério da Saúde ainda vai distribuir 2,4 milhões de doses da Astrazeneca para a segunda dose de população, por faixa etária.

Ao todo, nesta distribuição, o Ministério deve enviar nos próximos dias 6,4 milhões vacinas para todos os estados e Distrito Federal. Nessa pauta, são distribuídas 2,4 milhões de Astrazeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 3,9 milhões de Pfizer/ Biontech. Os detalhes e o quantitativo por unidade Federativa estão no 55º Informe Técnico. Leia a disponível aqui.

Compartilhar