Mais de 50 municípios recebem premiações na 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS - CONASEMS
voltar

Congresso Conasems | 15/07/2022

Mais de 50 municípios recebem premiações na 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

A 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS realizou na noite desta quinta-feira, 14 de julho, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, a premiação das experiências que se destacaram em 2022. Nesta edição, a Fundação Oswaldo Cruz, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) uniram-se ao CONASEMS para ampliar a valorização das ações desenvolvidas nos municípios, através de prêmios específicos. Foram entregues 63 premiações, o que gerou muita comemoração entre os presentes.

A coordenadora da Mostra Brasil, aqui tem SUS, Márcia Pinheiro, destacou o propósito maior do evento, que é incentivar que os trabalhadores e trabalhadoras contem sobre sua atuação e troquem experiências no momento do Congresso. “A Mostra é um espaço de compartilhamento, mais do que de competição. Portanto, as premiações têm um papel de estímulo”, ressaltou.

Como tradicionalmente acontece, os trabalhos de maior destaque por estado serão reconhecidos com a elaboração de um documentário do Projeto “Webdoc Brasil, aqui tem SUS”. Na solenidade, os autores receberam Certificados de Premiação.

Confira aqui a lista dos premiados por estados

 

O CONASEMS também premiou as experiências de acordo com cada uma das 13 áreas temáticas da 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS. Os autores receberam medalhas e Certificados de Premiação.

Confira aqui a lista dos premiados por temáticas

 

Aos COSEMS, o reconhecimento veio em função do seu papel como articulador e da sua contribuição na qualificação da Mostra. Seis Cosems, agrupados em razão do número de municípios no estado, receberam um prêmio no valor de R$ 10.000,00 e um Certificado de Premiação pela sua capacidade de “sensibilização e mobilização”.

Foram eles:

– Grupo I – até 30 municípios no estado: Cosems Roraima

– Grupo II– de 31 a 80 municípios no estado: Cosems Amazonas

– Grupo III– de 81 a 140 municípios no estado: Cosems Alagoas

– Grupo IV– de 141 a 250 municípios no estado: Cosems Rio Grande do Norte

– Grupo V– de 251 a 499 municípios no estado: Cosems Santa Catarina

– Grupo VI– acima de 500 municípios no estado: Cosems São Paulo

A OPAS premiou três das 15 experiências apresentadas na temática Atenção Básica, com o 3º Prêmio “Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal”. Os dois primeiros colocados receberão uma viagem de estudo para conhecer uma experiência internacional de organização da rede de atenção à saúde centrada na Atenção Primária ou uma viagem para participar de evento de âmbito internacional, a ser indicado pela OPAS/OMS. As duas experiências na sequência de maior pontuação receberam certificados.

São eles:

Menção honrosa
Suzano/SP: Violência na atenção básica: a classificação de risco como apoio ao monitoramento do cuidado em rede – Autora: Magna Barboza

3ºlugar
Laranjal do Jari/AP
Cuidado de pessoa com doenças crônicas e de grávidas em período de enchente – Autora: Gabriela Pagno

2º lugar
Mâncio Lima/AC
Saúde itinerante de Mâncio Lima – levando saúde às comunidades rurais ribeirinhas – Autora: Cris Marrone

1º lugar
Santo André/SP
Reduzindo danos e protegendo vidas – cuidado às gestantes em situação de rua, usuários de sPA – Autor: Antonio Rinaldo

 

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) reconheceu experiências que buscam a garantia do acesso universal à saúde reprodutiva. O 1º Prêmio “UNFPA Saúde Reprodutiva para tod@s: Acelerando o compromisso” foi destinado aos três trabalhos de maior destaque na temática Saúde Reprodutiva, com o Certificado de Honra ao Mérito e o intercâmbio entre os autores premiados com viagens de prospecção e estudos.

O Prêmio IdeiaSUS – “Fiocruz é SUS: direito universal à saúde, equidade e democracia” foi destinado às cinco experiências de maior destaque em cada região geográfica do país. O prêmio é o acompanhamento dos trabalhos por um ano, publicação de um livro sobre esse processo de Curadoria em Saúde e um vídeo com as cinco experiências premiadas.

Confira aqui a lista dos premiados pela Fiocruz

Na modalidade 2, a premiação Experiências dos Cosems elegeu três Cosems com iniciativas promissoras na saúde pública.

Foram elas:

1) Transformando dados em sabedoria: o uso de um painel de informações na estratégia apoiador Cosems/SC 

2) TV Cosems/AL: Ferramenta de valorização do SUS e educação permanente para gestão municipal

3) O BI da dívida do FES/MG desenvolvido pelo Cosems/MG e o grande acordo para o seu pagamento

 

A escolha de todos esses trabalhos de destaque foi realizada por meio de uma comissão formada por cinco especialistas com amplo conhecimento sobre o SUS, dos quais três avaliaram as apresentações presencialmente durante a Mostra e os demais fizeram a análise de forma online, via sistema digital.

Uma análise mais detalhada sobre o teor das premiações revela o interesse do CONASEMS de reconhecer o esforço das equipes de saúde em seus territórios, como também de abrir novas possibilidades de educação permanente e de disseminar as boas iniciativas para um público mais amplo. É um modo de reafirmar que em cada canto do Brasil, aqui tem SUS!

 

Assista a transmissão ao vivo da Premiação:

 

Confira o álbum de fotos da Premiação:

Premiação (1)
Compartilhar