Lançado painel para disseminação das informações da base de dados do CNES - CONASEMS
voltar

Notícias | 28/02/2020

Lançado painel para disseminação das informações da base de dados do CNES

O Ministério da Saúde, a partir de iniciativa da SAES / DRAC / CGSI desenvolveu uma versão preliminar de painéis para disseminação das informações da base de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) – “Painel CNES”.

O link http://cgsi-homologacao.saude.gov.br/ contém um primeiro esboço dos painéis estatísticos para avaliação inicial da navegação e integridade das informações entre os gestores e técnicos dos estados e municípios. O painel conta com totalidade da base de dados do CNES (2007-2020) indexada nesta tecnologia e internalizada na infraestrutura do DATASUS.

 

Os usuários que quiserem enviar sugestões para melhoria do painel, devem acessar:  https://forms.gle/FDMAqTRfRzYiGp6n6.

 

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) é um documento público e sistema de informação oficial de cadastramento de informações acerca de todos os estabelecimentos de saúde do país, independentemente de sua natureza jurídica ou integração com o SUS. Trata-se do cadastro oficial do Ministério da Saúde no tocante à realidade da capacidade instalada e mão-de-obra assistencial de saúde no Brasil em estabelecimentos de saúde públicos ou privados, com convênio SUS ou não. O CNES é a base cadastral para operacionalização de diversos sistemas, tais como: Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), Sistema de Informação Hospitalar (SIH), e- SUS Atenção Básica (e-SUS AB), entre outros. Atualmente, o CNES é a ferramenta auxiliadora para uma gestão eficaz e eficiente, proporcionando ao gestor o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades e, auxiliando no planejamento em saúde em todas as esferas administrativa do Governo.

De acordo com a Portaria de Consolidação GM/MS n° 1, de 28 de setembro de 2017, artigo 359, o CNES se constitui como documento público e sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente da Natureza Jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhar