Nota do CONASEMS: Reconhecimento e Apoio ao Ministro da Saúde Arthur Chioro - CONASEMS
voltar

Notas | 23/09/2015

Nota do CONASEMS: Reconhecimento e Apoio ao Ministro da Saúde Arthur Chioro

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, CONASEMS, colegiado de representação de 5.570 Secretarias Municipais de Saúde, vem a público manifestar seu reconhecimento e apoio ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro, pelo competente e comprometido trabalho que vem realizando à frente desta pasta.

Militante histórico da Reforma Sanitária Brasileira, com uma vida profissional dedicada à implantação e consolidação do SUS e seus princípios, exemplo de gestor municipal e federal, líder reconhecido e atuante, tem em seu perfil a coerência e retidão necessárias à condução dos rumos da Saúde no Brasil, mesmo diante da conjuntura adversa pela qual passa o país.

O SUS, uma conquista do povo brasileiro, considerada a política de maior inclusão social do país, passa por sérias e graves ameaças que colocam em risco os seus princípios, diretrizes e a sua sustentabilidade. Gestores públicos da estatura do Ministro Arthur Chioro são, portanto, imprescindíveis para manutenção das conquistas sociais asseguradas aos brasileiros.

O CONASEMS reconhece sua dedicação integral e defesa incondicional do SUS que transmitem a confiança necessária para que os gestores municipais sigam na construção coletiva, marca da gestão tripartite do SUS.

Diante do exposto, o CONASEMS reitera seu reconhecimento e apoio ao trabalho desenvolvido pelo Ministro Arthur Chioro e manifesta sua preocupação com possíveis retrocessos, uma vez que o SUS, política de Estado, não pode se tornar objeto de negociação política e deve estar acima de interesses partidários que podem colocar em risco a saúde do cidadão brasileiro.

Compartilhar