ImunizaSUS traz uma série de webinários sobre vacinação com convidados especiais - CONASEMS
voltar

ImunizaSUS | 05/11/2021

ImunizaSUS traz uma série de webinários sobre vacinação com convidados especiais

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (NESCON/FM/UFMG) em parceria com o Conasems, realizará entre 09 de novembro e 07 de dezembro uma série de atividades virtuais que compõem o “Diálogo Online: Cobertura vacinal, desinformação e hesitação”, no âmbito da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus Múltiplos Determinantes e as Ações de Imunização nos Territórios Municipais Brasileiros, que faz parte do Projeto ImunizaSUS.

Como pesquisa deliberativa, as atividades consistem em fóruns de discussões virtuais que se prestam ao intercâmbio e debate informado de opiniões e conhecimentos. Possibilitam a conversa sobre problemas complexos, permitindo o entendimento e melhor compreensão de seus determinantes e provendo espaço deliberativo com vistas à proposição de recomendações e estratégias específicas para sua solução.

As atividades que compões o Diálogo Online são componentes centrais da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal e Ações de Imunização e tem como objetivo promover um amplo diálogo deliberativo com gestores governamentais, profissionais de saúde envolvidos em ações de imunização e população sobre os principais desafios à efetividade da política e das ações de imunização nos territórios municipais em nível nacional, gerando reflexões que subsidiem a formulação e revisão das políticas da área.

O Diálogo Online será operacionalizado em três grandes eixos: Fóruns, Rodas de Conversa e Webinários. No espaço dos fóruns, abertos no decorrer de todo o período, todos os participantes poderão interagir entre si. Haverá moderadores para mediar os fóruns, além do apoio de especialistas sobre cada tema. Os participantes terão acesso a textos, artigos e documentos para subsidiar os debates e a sínteses diárias sobre os temas debatidos.

Além desses espaços de trocas, alguns especialistas e gestores também participarão de rodas de conversa em pequenos grupos com encontros síncronos sobre as temáticas centrais das atividades. Os resultados das discussões nos fóruns e rodas de conversa serão sistematizados e colocados em apreciação e debate em um fórum ampliado com participação de todos os inscritos na última semana do evento.

Todas as atividades serão feitas via internet por meio de uma plataforma virtual de fácil acesso e utilização, podendo ser acessada de qualquer computador, tablet e smartphone. Não é preciso permanecer conectado o tempo todo e nem por períodos muito longos, e a qualquer hora do dia ou da noite que acessar a plataforma, é possível colocar suas opiniões e/ou acompanhar a troca de opiniões dos demais participantes.

A participação é gratuita e, ao término do Diálogo, os participantes receberão um certificado de participação assinado pela UFMG. Para participar é necessário se inscrever pelo link https://dialogosonline.com.br/

Confira a programação dos webinários:

🔵 23/11 – 14h30
Webinário 4 – Informação e desinformação: como as redes sociais podem afetar a cobertura vacinal no Brasil?

Convidados:

– João Guilherme Santos (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital)
– Wladimir Ganzelevitch Gramacho (Prof. Comunicação/UnB)
– Vanessa Veiga (Profª. Comunicação/UFMG)
– Ricardo Fabrino Mendonça (Ciência Política/UFMG)

Resumo: Panorama da disseminação de desinformação em plataformas digitais – causas, efeitos, principais plataformas etc. Apresentação dos dados do monitoramento de mídias digitais feitos pelo projeto; Análise do problema da desinformação relacionado à redução da cobertura vacinal, no Brasil. Apresentação de estratégias chave para impulsionar campanhas de vacinação nas 3 esferas.

🔵 29/11 – 14h
Webinário 5 – A questão da vacinação na perspectiva internacional

Convidados:

– Jarbas Barbosa Júnior (OPAS/OMS)
– Francisco Campos (Nescon)

Resumo: Discutir a dimensão internacional das vacinas, levando em consideração os aspectos estruturais de pesquisa, desenvolvimento e produção dos imunizantes, disponibilidade de insumos e tecnologias, aparato de regulação, controle e vigilância, bem como os arranjos internacionais que compreendam o estabelecimento de cursos de ação comuns para o controle e erradicação de doenças transmissíveis contagiosas imunizáveis. Sob uma perspectiva comparada, cotejar as diferenças entre países e grupos de países no que se refere à cobertura vacinal e aos aspectos multifatoriais da hesitação vacinal.

🔵02/12 – 14h30 
Conferência de encerramento- O(s) movimento(s) anti-vacina(s) no Brasil

Convidados:

– Heloisa Starling (Profa. Titular História/UFMG)
– Sábado Girardi (NESCON/UFMG)

Resumo: Nessa conferência o objetivo é discutir as características do(s) movimento(s) anti-vacina(s) no Brasil nos últimos séculos, com vistas a identificar semelhanças e diferenças entre eles, bem como os aspectos estruturais que impactaram na sua capacidade de disseminação entre a população brasileira

🔵07/12, 14h30
Apresentação dos resultados da pesquisa

Equipe NESCON

 

Faça sua inscrição – Diálogos Online: dialogosonline.com.br

Compartilhar