I Seminário "Violência: Como Mauá enfrenta essa realidade" abordará políticas públicas - CONASEMS
voltar

Gestão | 27/11/2010

I Seminário “Violência: Como Mauá enfrenta essa realidade” abordará políticas públicas

Ex-ministro José Gregori participa de Seminário “Violência: Como Mauá enfrenta essa realidade”

O que é violência, qual o perfil dos agressores, quais são as estratégias de prevenção, como o poder público faz o combate e de que forma a sociedade pode contribuir na construção de uma cultura de paz que garanta a segurança? Estas são algumas das abordagens do I Seminário Violência: Como Mauá enfrenta essa realidade, que será realizado no dia 30 (terça-feira), das 8h30 às 16h, no Teatro Municipal.

O evento contará com a palestra do ex-ministro da Justiça e secretário especial de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, José Gregori, que abordará os direitos humanos em relação ao combate à violência e criminalidade. Também serão apresentados os serviços disponíveis na cidade que dão suporte às vítimas e familiares e os que tratam da prevenção.

“O combate à violência é um desafio e o serviço público conta com uma estratégia que utiliza o trabalho integrado das secretarias de Saúde, Segurança Pública, Assistência Social e outras. As pessoas têm onde pedir ajuda e as políticas públicas estimulam o respeito, tolerância, diálogo e a cultura de paz”, explicou a responsável pelo Núcleo de Prevenção às Violências em Prol da Saúde, Walkíria Zachêu. Mais informações pelo telefone 4555-2444.

Apoio técnico e acolhimento no Núcleo de Atenção à Violência Sexual (Navis)

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Atenção à Violência Sexual (Navis), conta com profissionais capacitados para atendimento de pessoas vítimas de violência. Nenhum dos atendimentos é obrigatório, mas proporcionam apoio para a superação dos problemas médicos ou emocionais resultantes das agressões físicas, psicológicos, sociais ou morais.

Violência ou abuso sexual é toda ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com o uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outra forma que anule ou limite a vontade pessoal.

O atendimento do Navis não está necessariamente relacionado a processos judiciais, mas em casos de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar é acionado. Violência sexual é crime, com pena de 6 a 10 anos de prisão, de acordo com o Código Penal Brasileiro. As pessoas vítimas de violência na infância podem repeti-las quando adultas.

O Navis fica no Centro de Referência da Mulher, da Criança e do Adolescente, à Rua Luís Lacava, 229 – Centro.

Serviço:
Programação
9h – Abertura Oficial
10h – Palestra: Direitos Humanos
Ex-Ministro da Justiça: José Gregori
11h10 – Apresentação do Núcleo de Prevenção às Violências em Prol da Saúde
Responsável pelo Núcleo PREVISA: Walkíria da Silva Zachêu
11h30 – Vigilância das Violências e Acidentes – VIVA
Histórico da Implantação do VIVA e o perfil epidemiológico de Mauá – Div. Vigilância Epidemiológica: Claudia Helena Walendy
VIVA: Neuza Maria Ferreira Jaloretto
13h – Apresentação de vídeos
13h10 – Apresentação dos Serviços Públicos de Mauá
– Núcleo de Atenção à Violência Sexual
– Violência no trabalho: Relato de caso de violência moral no trabalho
– O papel do Conselho Tutelar
– USF Kennedy: A Cultura da Paz
– Cidadania e segurança
– CRAS E CREAS: Conheça os serviços da Secretaria de Assistência Social

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mauá (SP) 

Compartilhar