Hemocentro de Roraima convoca doadores em caráter de urgência - CONASEMS
voltar

Gestão | 18/01/2011

Hemocentro de Roraima convoca doadores em caráter de urgência

RELEASE_021
RELEASE_021Os doadores devem procurar o Hemocentro das 07h30 às 18h30

O Hemocentro de Roraima convoca doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos, em especial os de fatores RH Negativo e O positivo, que somam apenas 22 bolsas no estoque. Para os fatores negativos, o mínimo aceitável é de 10 bolsas e os positivos, 60. O horário de atendimento é das 07h30 às 18h30.

O sangue do tipo negativo é raro, o que dificulta o abastecimento do banco de sangue. O do tipo O Negativo é considerado doador universal, ou seja, todos os receptores de sangue podem receber dele, independente do fator RH, mas o paciente O Negativo só recebe o mesmo tipo de sangue.

O Setor de Captação do Hemocentro faz convocação diária de doadores de sangue através do sistema de telecaptação. Entretanto, grande parte dos números de contatos deixados pelos doadores está desatualizada, ou os telefones desligados. O cadastro do doador é atualizado todas as vezes que é feita uma nova doação, apesar disso, muitos números não funcionam ou não são atendidos.

REQUISITOS

Para doar, a pessoa deve pesar mais de 50 quilos. O cidadão deve levar um documento oficial com foto e não estar gripado. Além de estar bem de saúde e nunca em jejum, ter dormido seis horas na noite anterior, não estar grávida ou amamentando, ter idade entre 18 a 65 anos e não ter fumado nas últimas duas ou três horas.

A doação de sangue é simples, ao chegar à Unidade é feito um cadastro e uma avaliação clínica do candidato, por meio de uma entrevista com o enfermeiro. Durante a triagem clínica, o profissional de enfermagem busca antecedentes do doador que possam comprometer a doação.

Outra preocupação dos profissionais de saúde com os doadores são em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Por isso, o profissional identifica se o doador tem comportamento de risco, como prática relações sexuais sem o uso de preservativo, se possui mais de um parceiro ou se é usuário de drogas.

Caso seja classificado como inapto, o doador deve esperar o período de um ano, pois é o tempo necessário para realizarem os exames de DSTs e obterem um resultado seguro. Os homens podem doar a cada 60 dias e as mulheres a cada 90.

O Hemocentro fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, ao lado do Hospital Geral de Roraima (HGR).


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Roraima 

Compartilhar