voltar

Coronavírus | 13/08/2020

Guia de Vigilância Epidemiológica no enfrentamento à Covid-19: tudo o que você precisa saber

O Ministério da Saúde revisou o Guia de Vigilância Epidemiológica – Emergência de saúde pública de importância nacional pelo Coronavírus 2019. O material reúne densamente informações técnicas acerca do diagnóstico; sobre a Vigilância de Síndrome Gripal (SG) para Casos Suspeitos de COVID-19 nos demais serviços de saúde; definição de casos e várias outras informações. 

O monitoramento de contatos é um dos fatores mais relevantes em uma pandemia e é um dos tópicos que foi abordado no documento. No Guia, é defendido que essa é uma estratégia que deve ser conduzida para todos os contatos próximos identificados de casos confirmados por qualquer um dos critérios (clínico, clínicoepidemiológico, clínico-imagem ou clínico-laboratorial) para Covid-19. 

Outro ponto que merece destaque são as definições operacionais de casos suspeitos e casos confirmados. Importante ressaltar que as informações contidas no documento serão atualizadas conforme mais informações técnico-científicas sejam descobertas sobre o SARS-CoV-2 e novos protocolos sejam reavaliados pelo Ministério da Saúde. 

Leia na íntegra o Guia de Vigilância Epidemiológica

Compartilhar