Grupo de gestantes visita Hospital Gonzaguinha de Messejana em Fortaleza - CONASEMS
voltar

Gestão | 07/01/2011

Grupo de gestantes visita Hospital Gonzaguinha de Messejana em Fortaleza

divulgação
divulgaçãoAs mulheres atendidas pelo Grupo de Gestantes do Centro de Saúde da Família (CSF) João Hipólito, no bairro Dias Macedo, vão ter um encontro diferente esta semana. É que amanhã (6), elas irão visitar o Centro Obstétrico do Hospital Gonzaguinha de Messejana. O local é a maternidade de referência da área da Secretaria Executiva Regional (SER) VI e é para onde elas são encaminhadas na hora do parto, após todo o acompanhamento pré-natal no Posto de Saúde.

O objetivo da ação é familiarizar as futuras mamães com o ambiente. Lá elas conhecerão toda estrutura do Hospital e receberão informações valiosas sobre o momento de dar à luz e como identificar os primeiros sinais do trabalho de parto. Além disso, cada mãe pode levar um acompanhante para essa visita, que pode ser quem vai acompanhá-la durante o parto.

De acordo com a enfermeira responsável pela ação, Taís Batista, essa é uma oportunidade de desmistificar a visão que muitas mulheres têm de que o Hospital é um local frio e sempre relacionado a doenças. “A sala de parto do Gonzaguinha não é aquela convencional, lá é realizado o parto humanizado. O ambiente é acolhedor e familiar e isso transmite segurança à grávida e ao seu acompanhante”, completa Taís.

O evento conta com a participação de uma enfermeira, um médico e uma psicóloga e vai reunir cerca de 10 gestantes.

:: SAIBA MAIS
Desde 2005, a presença de um acompanhante no trabalho de pré-parto, parto e pós-parto é um direito garantido pela Lei Federal nº 11.108, mas por falta de conhecimento e hábito, muitas gestantes passam por esse momento com o suporte apenas da equipe de profissionais de saúde.

:: SERVIÇO
Visita ao Hospital Gonzaguinha de Messejana
Local: Hospital Distrital Gonzaga Mota (Av. Washington Soares, 7700 – Messejana)
Data: 06 de janeiro
Horário: 14 horas


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Fortaleza (CE)

Compartilhar