Fitoterápicos já são distribuídos na rede municipal de saúde de Presidente Prudente (SP) - CONASEMS
voltar

Gestão | 07/12/2010

Fitoterápicos já são distribuídos na rede municipal de saúde de Presidente Prudente (SP)

medicamentos_f
medicamentos_fA Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, anuncia que já estão disponíveis nos estoques das farmácias das 24 unidades municipais, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Pronto-Atendimentos (PAs) e Estratégia Saúde da Família (ESFs), os três medicamentos fitoterápicos dos oito a base de plantas medicinais recomendados pelo governo federal ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a diretora do departamento, Adriana Gomes Vitório Santos, foram recebidos o Isoflavona-da-soja comprimido 150 mg (para tratamento e alívio de sintomas do climatério – menopausa), o Guaco xarope (para tosses e gripes) e o Unha-de-gato comprimido 100 mg, antiinflamatório usado nos casos de artrite reumatoide, artrose e como imunoestimulante.

O Isoflavona, segundo ela, foi o primeiro fitoterápico a chegar, na segunda quinzena de novembro. Foram repassados 15.500 comprimidos do medicamento, sendo que a previsão é de que a quantidade seja suficiente para durar nas farmácias até quatro meses. Esta mesma periodicidade de duração também é prevista para o Guaco xarope, cujo repasse do Ministério da Saúde foi de 2 mil frascos, e para o Unha-de-gato, cuja quantidade já distribuída para as unidades foi de 20 mil comprimidos. Todos, acrescenta Santos, já são atualmente receitados pelos médicos aos pacientes.

Estes medicamentos foram adquiridos junto com outros cerca de 200 itens que abastecem as farmácias da rede municipal de saúde. O novo lote adquirido recentemente também incluí os 61 itens que até então eram repassados ao município pelo governo do Estado por meio do Programa Dose Certa.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Presidente Prudente (SP) 

Compartilhar