Fiocruz promove cerimônia online para celebrar 120 anos - CONASEMS
voltar

Notícias | 26/05/2020

Fiocruz promove cerimônia online para celebrar 120 anos

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completa 120 anos nesta segunda-feira (25/5). A data chega no momento em que o Brasil e o mundo enfrentam o maior desafio sanitário do século 21, a pandemia da Covid-19. A Fundação promoveu um debate virtual no YouTube sobre sua atuação em defesa da vida com a participação de representantes de diversas instituições ligadas à saúde pública no Brasil e no mundo. 

Estiveram no debate Eduardo Pazuello (Ministro Interino da Saúde), Socorro Gross (Representante da OPAS/OMS do Brasil), Mauro Junqueira (Secretário executivo do Conasems), Soumya Swaminathan (Cientista chefe da OMS), Elizabeth Campos (Coordenadora do Projeto Casa Viva – REDECCAP), Eduardo Eugenio Gouvêa (Presidente da Firjan), Vitória Oliveira (Coordenadora do Girl Up Nise da Silveira e membro do grupo estudantil da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio), Denise Pires (Reitora da UFRJ), Helena Nader (Presidente de honra da SBPC). O debate foi mediado por Marcia Correa e Castro (Superintendente do Canal Saúde/Fiocruz)

Com o nome de Instituto Soroterápico Federal, a instituição foi criada com o objetivo de combater epidemias como a da peste bubônica, da febre amarela e da varíola, que ameaçavam a então capital da República, o Rio de Janeiro. Mais de um século depois, agora na pandemia do novo coronavírus, a atual Fundação Oswaldo Cruz, maior instituição de pesquisa biomédica da América Latina, continua na linha de frente do enfrentamento das doenças. 

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, afirma que “A Fundação, presente em todas as regiões brasileiras, vem se dedicando a apresentar propostas e soluções, a elaborar pesquisas que respondam a perguntas ainda sem resposta, a formular e implantar ações estratégicas de atenção e promoção da saúde, como a construção do Centro Hospitalar para a Pandemia Covid-19, uma ação de referência com o Ministério da Saúde, entre muitas outras iniciativas”. 

O secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, também ressaltou o importante papel da Fiocruz para o SUS. “Sabemos da importância da Fiocruz para a pesquisa, produção de conhecimento, medicamentos, insumos, vacinas, além de forte atuação na capacitação de profissionais da saúde.  A parceria entre o Conasems e a Fiocruz segue cada vez mais forte, com diversas ações conjuntas. Saudamos os 120 anos e esperamos comemorar juntos por mais muitos anos!”. 

Confira o vídeo com a cerimônia online:

Com informações da Fiocruz 

Compartilhar