Fiocruz lança vacina contra a Covid-19 100% fabricada no Brasil - CONASEMS
voltar

Coronavírus | 23/02/2022

Fiocruz lança vacina contra a Covid-19 100% fabricada no Brasil

As primeiras doses da vacina Covid-19 produzidas em solo brasileiro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram aplicadas no fim da tarde desta terça-feira (22) pelo Ministério da Saúde.

As doses são feitas com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) produzido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), no Rio de Janeiro. A produção dos primeiros lotes do IFA começou ainda em julho de 2021 e, desde então, o IFA vem sendo produzido na sede da Fiocruz, em Bio-Manguinhos.

O evento contou com a participação dos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga; da Casa Civil, Ciro Nogueira; e do ministro da Cidadania, João Roma. O evento contou também com a participação de Wilames Freire, presidente do Conasems.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Fiocruz já conta com cerca de 550 mil doses da vacina nacional prontas para serem enviadas nos próximos dias. Após a entrega e a liberação do controle de qualidade, os imunizantes serão distribuídos a todos os estados e o Distrito Federal.

IFA Nacional

o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) passou por várias etapas até receber o segundo registro em novembro de 2021 e a aprovação em janeiro de 2022. A produção do agente imunológico confere independência ao Brasil das outras nações. Antes, a Fiocruz precisava importar o IFA de outros países para produzir o imunizante.

Além disso, o país passa a ser, não só produtor da vacina contra a doença, mas também exportador do imunizante, o que dará suporte às Campanhas de Vacinação contra a Covid-19 e ajudará outros países, como os da América Latina, frente à pandemia.

Com informações do Ministério da Saúde

Compartilhar