Ex-ministro da saúde, Ricardo Barros, celebra os 33 anos do Conasems no plenário da Câmara dos Deputados - CONASEMS
voltar

Notícias | 15/04/2021

Ex-ministro da saúde, Ricardo Barros, celebra os 33 anos do Conasems no plenário da Câmara dos Deputados

O deputado federal e ex-ministro da saúde, Ricardo Barros, celebrou nesta quinta-feira (15) o aniversário de 33 anos do Conasems. Em seu discurso no plenário da Câmara dos Deputados, o parlamentar destacou “O Conasems ampliou suas funções e um tem papel fundamental para  a implantação de políticas públicas nos municípios, direcionadas pelo Ministério da Saúde […] Quando você for vacinado, você vai ser vacinado por um profissional da prefeitura, a execução das políticas de saúde está a cargo dos municípios e os secretários municipais de saúde são fundamentais nessa questão. Vida longa ao Conasems!”, comentou o deputado durante o discurso.

Assista aqui o discurso completo

Conasems completa 33 anos

O Conasems nasceu em 1988 e é parte importante da história da saúde pública no Brasil. Nossa trajetória é a trajetória do SUS. Nascemos a partir do movimento social em prol da saúde pública e nos legitimamos como uma força política, assumindo a missão de agregar e representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país.

Assumimos o desafio de romper com a estrutura centralista de decisões, que desconsideravam as especificidades e as demandas de cada município brasileiro. O Conasems propôs uma fórmula de gestão democrática para a saúde, atribuindo aos municípios um papel de extrema importância nas decisões que envolvem o SUS.

Hoje o Conasems tem seu espaço político e sua luta reconhecida em todas as instâncias, inclusive servindo como fonte de informação para a grande mídia e tendo a sua importância reconhecida pela população brasileira. Juntos com os 26 Cosems e com as 5570 secretarias municipais de saúde do país, somos parte importante da engrenagem que faz o SUS acontecer!

 

 

Compartilhar