voltar

31º Congresso Cosems Rio Grande do Sul

22 a 25 de abril

Estão abertas as inscrições para o 31º Congresso do Cosems do Rio Grande do Sul. O evento acontecerá entre os dias 22 e 25 de abril de 2019 na cidade de Bento Gonçalves. Para mais informações e inscrições, acesse o site do evento

https://www.congressocosemsrs.com.br/

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo deste evento é composto por Secretários (as) Municipais de Saúde, assessores e técnicos das equipes de gestão dos municípios e também aberto à participação de todos os profissionais das áreas técnicas e administrativas de saúde.

EXPECTATIVAS

A Constituição de 1988 instituiu um Estado Democrático “[…] destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos”. No seio da Constituição Cidadã brasileira e orientada por seus valores, nasceu o Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, já são 30 anos de comprometimento e de luta pela construção de uma saúde pública integral, equânime e de excelência, bases fundamentais de um Estado Democrático de Direito.

A criação do SUS viabilizou o acesso universal ao sistema público de saúde. Assim, de acordo com o Ministério da Saúde, a atenção integral à saúde tornou-se um direito de todos os brasileiros, visando à prevenção e à promoção da saúde de forma ampla.

Nesse propósito, em 2018, no 30º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), compartilhamos experiências exitosas. A partir da troca de vivências, ficou evidente o quanto a soma de esforços pode multiplicar aprendizados e resultados.

O Congresso do COSEMS/RS do ano passado demonstrou o quanto nossa dedicação e nosso engajamento para estabelecer ações que garantam acesso universal ao sistema público de saúde são diários. Como fruto desses esforços, sete experiências exitosas do Rio Grande do Sul foram selecionadas dentre as melhores do país no XXXIV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, organizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). As cidades de Aceguá, Canoas, Jóia, Lajeado, Minas do Leão, Porto Alegre e Viamão foram reconhecidas e premiadas nacionalmente.

Atingidos os objetivos de 2018, é momento de pensar quais as funções e desafios para o Congresso do COSEMS/RS de 2019. Agora que já nos conhecemos melhor por meio de trocas de experiências, é momento de fortalecer laços, resgatar e fomentar a união dos trabalhadores da área de saúde. Vivemos um momento crucial para a democracia brasileira e o COSEMS/RS, representando de forma legítima todos que trabalham e fazem a gestão diária da saúde do povo gaúcho, é um protagonista para assegurar direitos e garantias fundamentais.

Considerando as dimensões territoriais e populacionais do Brasil, a existência e a atuação do SUS são ainda mais impressionantes. Não surpreende, portanto, que o Sistema Único de Saúde brasileiro seja referência internacional em saúde pública, especialmente no que tange à Atenção Primária em Saúde – APS. Em termos globais, a única experiência semelhante, guardadas as devidas proporções de desenvolvimento econômico, extensão territorial e população, é a do Reino Unido.

Uma vez que esse cenário é posto na mesa, são manifestas a singularidade e o sucesso do SUS, enquanto sistema que compreende a saúde como direito, uma garantia constitucional. Entretanto, o direcionamento dado por uma parcela da população, tem enfraquecido e desmantelado o SUS, de forma a descredibilizar o sistema perante aos usuários.

É esse o contexto em que o 31º Congresso do COSEMS estará inserido: de ameaças à saúde pública, integral, equânime e de excelência. Por isso, nossa missão é utilizar essa oportunidade para estreitar laços, fortalecer relações e promover a união entre os usuários, trabalhadores, gestores e academia. Juntos, em unidade, com firmes propósitos e muito trabalho, fazemos parte da linha de frente da defesa do SUS, da saúde pública gauchesca e brasileira.