Espaço Café Colaborativo: Medidor SIMET e Livro Judicialização da saúde nos municípios são destaques da programação - CONASEMS
voltar

Congresso Conasems | 14/07/2022

Espaço Café Colaborativo: Medidor SIMET e Livro Judicialização da saúde nos municípios são destaques da programação

O Espaço Café Colaborativo está oferecendo programação diversificada para os quase 6.800 congressistas e gestores de todo o país que participam do XXXVI Congresso Conasems. Com programação diversificada, o espaço tem recebido palestras, rodas de conversa e lançamentos exclusivos. A programação é ininterrupta durante o evento e terá finalização na sexta-feira (15), às 17h. Confira a programação completa clicando aqui

No primeiro dia de evento, na última quarta-feira (13), a apresentação do medidor SIMET-Saúde foi um dos destaques da programação. Na ocasião, Cristiane Millan, analista de projetos do Nic.br, apresentou o medidor criado para aferir a qualidade da internet nos estabelecimentos de saúde brasileiros. “É um medidor desenvolvido especificamente para coleta das métricas de qualidade e oferece medições que vão além das medidas de banda. O medidor conta com métricas temporais ao longo do tempo e também com contextos geográficos, criando um mapa da qualidade da internet pelo país. Ele também oferece métricas dos provedores e aponta os melhores provedores da região para auxiliar os gestores”, explicou.

A analista também realizou um passo a passo sobre a instalação do medidor. Para instalar é necessário ter em mãos o código CNES, bem como o endereço, o e-mail e o número de telefone do estabelecimento de saúde. “Cada estabelecimento deve escolher um computador para a instalação do medidor. Deve ser dada preferência ao computador que fica mais tempo conectado à Internet e que recebe o sinal via cabo, ou àquele em que é feito o envio de dados do prontuário eletrônico ou do maior número de envio de dados à base nacional do Ministério da Saúde”, disse. 

O medidor SIMET-Saúde foi criado com base nos medidores do Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação. O projeto também foi criado pelo Nic.br e conseguiu reunir informações sobre a qualidade da internet de escolas públicas de todo país.

 

Clique aqui para fazer download do medidor e mais detalhes sobre o “Conectividade na Saúde” 

Outro ponto chave da programação do Espaço Café Colaborativo foi o lançamento do livro Judicialização da saúde nos municípios. Na ocasião, o professor Daniel Wei Liang Wang, coordenador do conteúdo do material, fez uma apresentação sobre os principais pontos abordados no livro. O livro se trata de uma coletânea de artigos com objetivo de reunir produção científica sobre a judicialização da saúde a partir da perspectiva dos municípios brasileiros.

Durante a apresentação, o professor contou sobre o trabalho realizado para alcançar o objetivo proposto pela publicação. Em 2020, o Conasems, com a coordenação de Daniel Wang, lançou chamada pública para a submissão de propostas de artigos sobre o tema, que deveriam discorrer sobre teses jurídicas, diagnósticos e experiências de gestão sobre a judicialização da saúde nos municípios. Ao todo foram recebidas quase 80 propostas de artigos e, ao fim de um longo processo, compõem a presente coletânea 38 artigos elaborados por 101 autores.

Clique aqui para ter acesso ao e-book na íntegra 

Compartilhar