Encontro on-line debate registro de óbitos e manejo de corpos na APS no contexto da Covid-19 - CONASEMS
voltar

Atenção Básica | 21/07/2021

Encontro on-line debate registro de óbitos e manejo de corpos na APS no contexto da Covid-19

Na próxima quinta-feira (22), o Ministério da Saúde promove mais um encontro virtual que faz parte do I Fórum de Debates: Temas Emergentes para a APS. O quinto webinário debate o registro de óbitos e manejo de corpos na Atenção Primária, com foco nos desafios impostos pela pandemia. O objetivo é melhorar as ações de assistência nessas situações e a produção de dados sobre mortalidade, fundamentais para uma análise apurada das condições de vida e saúde de uma população, além de tirar dúvidas de gestores e de profissionais de saúde.

No âmbito da APS, o manejo e o registro adequado dos casos que evoluem para óbito representam um grande desafio, tanto para as equipes assistenciais quanto para a integração delas com as equipes que fazem a vigilância do óbito – especialmente com a pandemia, que gerou aumento desses casos. “Nos municípios pequenos, onde muitas vezes só existem serviços de saúde da Atenção Primária, nem sempre existem fluxos bem estabelecidos para lidar com o manejo de corpos e o registro adequado dos óbitos que acontecem nos territórios”, acrescenta a assessora da Coordenação-geral de Formação e Provisão de Profissionais para a APS (CGPROP/Desf/Saps/MS) Mariana Bertol Leal, reforçando a importância do tema.

Debatedores

Andréa de Paula Lobo, a referência técnica para o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Coordenação-geral de Informações e Análises Epidemiológicas do Ministério da Saúde (CGIAE/DASNT/SVS/MS), vai abordar o registro da mortalidade no Brasil, passando pela declaração de óbito e pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade. Já a professora Elisabeth França, docente na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trará aos participantes orientações sobre o preenchimento da Declaração de Óbito.

Para ampliar o debate, o manejo de corpos no contexto da pandemia de covid-19 será o foco da apresentação de Raquel Barbosa de Lima, referência técnica da CGIAE para este tema. A moderação ficará por conta do diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DASNT/SVS/MS), Giovanny França.

A transmissão do webinário, com início marcado para as 18h30, será feita pelos canais da Fiocruz Brasília (para onde os participantes poderão enviar perguntas aos os debatedores pelo chat) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS) no YouTube. O acesso é gratuito.

O evento é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da CGPROP, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a UNA-SUS.  Os encontros anteriores podem ser vistos nos links abaixo:

O cuidado na APS para crianças com suspeita ou confirmação de Covid-19

Manejo clínico das arboviroses e o diagnóstico diferencial de COVID-19 na APS

Preparação da APS para situações de emergências em saúde pública: desastres e epidemias

A saúde mental do trabalhador da Atenção Primária à Saúde em tempos de pandemia: desafios e possibilidades de cuidado

SERVIÇO
I Fórum de Debates: Temas Emergentes para a APS

Webinário 5: Registro de óbitos e manejo de corpos na Atenção Primária e os desafios da covid-19
Data: 22/7/2021
Horário: das 18h30 às 20h
Onde assistir: canal da Fiocruz Brasília ou canal da Saps no YouTube
Acesso gratuito

Via SAPS/MS

Compartilhar