voltar

Gestão | 25/04/2019

Diretora da OPAS participa de reunião do Conasems

A reunião da diretoria do Conasems, que aconteceu nesta quarta-feira (24), contou com a presença da diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne. A especialista em saúde pública da Dominica destacou que a construção coletiva e ascendente é o fundamento sobre o qual deve ser construído um sistema que atenda à universalidade e a padrões de integralidade, mas que também respeite a diversidade regional e local de um país continental como o Brasil.

A diretora também se reuniu com o Conass e com o CNS e ressaltou a importância da atenção básica, que é o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano. “Precisamos de uma atenção primária à saúde forte e transformadora. É necessária uma abordagem integrada, eficiente e organizada, com equipes de saúde interdisciplinares que se transformam em redes. Precisamos de um sistema onde o indivíduo esteja no centro de um atendimento acolhedor, respeitoso e de qualidade”.


OPAS abre inscrições para prêmio de experiências exitosas

Estão abertas a partir desta segunda-feira (15) as inscrições para o “Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal”. Equipes de Saúde da Família, Coordenações de Atenção Básica regionais ou municipais, Secretarias Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde têm até o dia 15 de junho para indicar suas experiências exitosas. Para participar, é preciso preencher um formulário eletrônico disponível no edital. Saiba mais aqui.

Com informações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)