voltar

Atenção Básica | 11/09/2020

Curso busca qualificar profissionais para o registro adequado dos dados da APS

O curso “Qualidade de dados em registro de APS” é uma parceria entre Ministério da Saúde e Universidade Federal de Minas Gerais.  Preparado por especialistas na área,  pretende capacitar trabalhadores do SUS no aprimoramento das tarefas diárias de registro de dados, com foco nos desafios reais dos trabalhadores e gestores. O curso 1 é voltado para médicos, enfermeiros e odontólogos; já o curso 2 é voltado para os agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem e agentes de endemias.

O registro de dados sobre a saúde do cidadão e do território é uma das atividades essenciais na Atenção Primária à Saúde. A coleta qualificada de dados, no entanto, exige atitudes positivas diárias. As boas práticas de registro podem ser aprendidas e treinadas, tendo como resultado cuidado mais seguro e efetivo. Além disto, os relatórios de saúde ficam mais confiáveis e úteis para planejar e monitorar ações de vigilância à saúde no território.

Objetivos 

– Preparar os profissionais da atenção primária à saúde para o registro de dados de maneira adequada, como parte da estratégia e-SUS APS.
– Avaliar de forma crítica o registro de dados nos sistemas e-SUS APS como uma atividade relevante do profissional de saúde no cuidado à saúde do cidadão e da comunidade.
– Conscientizar os profissionais de saúde do impacto da qualidade de dados, inseridos em formulários de coleta, na utilização da informação para gestão do SUS e para tomada de decisão no âmbito das políticas públicas de saúde.

O curso é gratuito na modalidade de ensino à distância (EaD), podendo ser acessado por celular, tablet, computador ou notebook, desde que conectados à internet. O conteúdo é composto por vídeos, infográficos e exercícios baseados nas tarefas diárias das Unidades de Saúde.

O percurso formativo do curso é de 10 horas de duração.

Acesse a Plataforma do curso Confira o Guia.

Dúvidas devem ser enviadas ao e-mail moodle-saude@dcc.ufmg.br 

 

Compartilhar