Cuidado da dor torácica na Atenção Primária foi tema de live da SBC em parceria com o Conasems - CONASEMS
voltar

Atenção Básica | 13/06/2022

Cuidado da dor torácica na Atenção Primária foi tema de live da SBC em parceria com o Conasems

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o Conasems promoveram, na última quarta-feira (15), o webinar “O cuidado da dor torácica na atenção primária. Quando encaminhar para o cardiologista?”. A ação está inserida no contexto da parceria entre as entidades para promover conjuntamente a educação de equipes da atenção básica dos municípios, referenciando os temas relativos à prevenção das doenças cardiovasculares.

A dor torácica é uma queixa muito frequente em adultos, sendo aproximadamente 1% das consultas de atenção primária. Etiologias cardiovasculares são as mais temidas, tanto pelos profissionais de saúde quanto pelos próprios pacientes, devido a sua gravidade e alta mortalidade. No entanto, as causas mais frequentes de dor no peito em consultas ambulatoriais não são cardíacas, destacando-se a doença do refluxo gastroesofágico (10-20%), a costocondrite (13%) e a dor oriunda da parede torácica (20-50%).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para melhor diagnóstico etiológico e tratamento, é preciso avaliar minuciosamente a história clínica do paciente para realizar uma investigação com exames complementares bem direcionados e evitar procedimentos desnecessários e custosos para o paciente e para os sistemas de saúde. Após definirmos que a dor é de origem cardiológica, vem o questionamento: O que fazer? Iniciar tratamento medicamentoso, encaminhar ao cardiologista ou solicitar cateterismo cardíaco? Todas as obstruções coronarianas (incluindo as graves) precisam ser revascularizadas? Essas são dúvidas muito frequentes e pertinentes que a equipe da atenção primária pode apresentar e, esse é o motivo da nossa aula: divulgar conhecimento sobre dor torácica e otimizar o tratamento da população.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Palestrante:  Dra. Sara Del Vecchio Ziotti

Mediadora: Dra. Layara Lipari

Confira como foi a live:

Compartilhar