Cubatão apresenta Cartilha Preventão e Programa de Saúde Bucal/2011 - CONASEMS
voltar

Gestão | 02/12/2010

Cubatão apresenta Cartilha Preventão e Programa de Saúde Bucal/2011

Saude-Bucal
Saude-BucalGraças ao programa, Cubatão se mantém entre os municípios com menores índices de cáries e doenças periondontais da Região. Evento ocorreu no Bloco Cultural

A Secretaria de Saúde de Cubatão (SMS), por meio da Divisão de Odontologia (DO), realizou o lançamento da Cartilha do PREVEN-TÃO e também apresentou o Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal para 2011, envolvendo escolas municipais e estaduais, além das creches municipais, comunitárias e entidades assistenciais. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, no Bloco Cultural e contou com a presença, e o Secretário de saúde, José Acáccio Florêncio Ribeiro, além dos chefes de Departamentos e de Serviços da secretaria de Educação (Seduc).

Segundo o dr. Mário Roberto Leite Augusto, chefe da DO, as Cartilha do PREVEN-TÃO, que existem há oito anos, com o apoio da PETROBRÁS, via Refinaria Presidente Bernardes, serão distribuídas no inicio no ano letivo, e farão parte do material escolar dos alunos das redes estadual e municipal e entidades assistenciais. A cartilha faz parte do programa de Educação e Prevenção e Saúdes Bucais, que tem a resposnabilidade de baixar os índices de epidemiológicos, com atuação de uma equipe de dentistas da DO, em parceria com a Seduc.

“Funciona como importante ferramenta, fazendo com que escolas e educadores atuem como agentes multiplicadores, difundindo métodos preventivos das doenças bucais, com orientações sobre amamentação e alimentação, como forma de evitar a dieta cariogênica – hábitos bucais e vícios que prejudicam a preservação da arcada dentária – e a má digestão. Ou seja, a cartilha será mais um instrumento de aprendizado dos alunos”, explicou dr. Mário Leite.

O Programa de Saúde Bucal para 2011 foi apresentado pela dra Ana Paula Fassina (chefe do Serviço Odontológico Ambulatorial – SOA), no qual consta a Cartilha do Educador, na qual, além das dicas de prevenção, orienta os professores a trabalhar assuntos inerentes ao tema, podendo ser utilizadas nas áreas de português, ciências, matemática, artes, entre outras.

Educar aprendendo – Destaca também o projeto “Sorriso Feliz” – tido como inovador na região – que consiste numa capacitação de adolescentes (inicialmente, com 10 alunos de 5 escolas pilotos – 2 de cada) e pessoas da terceira idade, que vão aprender desde a anatomia da cavidade bucal, e seus componentes, até as formas preventivas de cáries e doenças periondontais. “Serão multiplicadores, podendo atuar junto à equipe do Preventão nas escolas, creches, comunidades e entidades assistenciais”, conforme explicou a dra Ana Paula, informando ainda que o Programa como um todo será também apresentado no início do ano aos coordenadores pedagógicos das escolas e creches da Cidade.

O evento contou a participação de um dos idealizadores do Programa em 1997 e da Cartilha Preventão, no ano 2000, Edélcio Francisco Anselmo, cirurgião dentista da prefeitura, atualmente aposentado. “Destaco o fato deste trabalho ter sido continuado pelas administrações. Isso é muito importante para as questões de Saúde e de Educação. Mesmo à distância, continuo acompanhando e parabenizo os profissionais que levaram e ainda levam adiante este brilhante programa, melhorando e aperfeiçoando-o cada vez mais”, comentou Edélcio, que atua como professor no Curso de Auxiliar de Saúde Bucal Associação dos Cirurgiões Dentista da Baixada Santista, da qual é membro.

Também presentes: Dra Dilene Drummond Marinho Marque (Diretora do Departamento de Atenção Básica – DAB) e Ida Sabino Ferreira (chefe Serviço Odontológico de Especialidade), da SMS; Luiz Costa Jr (chefe Divisão de ensino), José Moraes Lucas (chefe de Educação Integral), Maria Elena B. De Oliveira (chefe de Serviço das Creches), e Pedro Nolasco (chefe de Educação de Jovens e Adultos), todos da Seduc. A empresa Avatar (responsável pelo projeto gráfico das duas cartilhas), foi representada por Fátima Bernardes e João Carlos. A secretaria Estadual da Educação não enviou representantes.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cubatão (SP) 

Compartilhar