XIX Congresso do COSEMS-CE: Atenção Primária, Governança Tripartite, Experiências Municipais foram destaques na programação - CONASEMS
voltar

COSEMS - CE | 23/06/2022

XIX Congresso do COSEMS-CE: Atenção Primária, Governança Tripartite, Experiências Municipais foram destaques na programação

O XIX Congresso do COSEMS-CE foi oficialmente aberto no dia 2 de junho, na cidade do Crato. Como anfitriões, a presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade, o vice-prefeito do Crato, André Barreto, juntamente com o presidente do Conasems, Wilames Freire, iniciaram a solenidade de abertura com saudando os mais de 200 gestores e congressistas presentes.

Acesse aqui as fotos do XIX Congresso do COSEMS-CE

Neste ano, a solenidade foi dedicada à tradicional entrega da Medalha Dower Cavalcante, com o COSEMS-CE rendendo homenagens à personalidades e instituições que contribuíram para o avanço e fortalecimento do SUS. O presidente do Conasems, Wilames Freire, a primeira enfermeira do Crato, Maria Neyde Barreto Esmeraldo e a Universidade Regional do Cariri (URCA) foram os agraciados com a medalha nessa edição do congresso.

“Das emoções extremas que eu já tive na vida, eu garanto que essa medalha Dower Cavalcante, da forma que foi e entregue pelos secretários foi uma honra muito grande. A gente passa uma vida toda se dedicando à saúde pública no dia a dia, não tempo para fazer essa análise do que já fizemos durante esse tempo e a medalha simboliza a consolidação dessa dedicação exclusiva ao Sistema Único de Saúde”, falou o presidente do Conasems.

O momento contou ainda com a participação dos membros da Diretoria Executiva do COSEMS-CE, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Escola de Saúde Pública do Ceará, ex-presidentes do COSEMS-CE e dos presidentes dos COSEMS do Piauí e de Alagoas.

Acesse aqui as fotos do XIX Congresso do COSEMS-CE

Palestras, Mesas e Mostra Ceará aqui tem SUS

Com o tema principal “Atenção Primária e Vigilância: Caminhos para Integração nos Territórios”, a programação de Palestras e Mesas Temáticas teve início no período da manhã do dia 02, com uma programação em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e Conasems, tendo dois momentos:  “Lições Aprendidas no Enfrentamento à Covid – Troca De Experiências para seu Aperfeiçoamento” e “Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus Múltiplos Determinantes e Ações de Imunização nos Territórios Municipais”.

Nesta edição, a Mostra Ceará aqui tem SUS abriu espaço para apresentação das 10 experiências vencedoras na 2ª Mostra Virtual Ceará aqui tem SUS. As apresentações também podem ser vistas no Canal do COSEMS-CE, por ocasião das transmissões da fase de seleção realizadas no mês de abril.

A primeira mesa temática, “O Olhar da Governança Tripartite no Processo de Integração da APS”, trouxe a visão dos diferentes poderes sobre Atenção Primária, onde o enfrentamento da COVID e o aprimoramento da informação e comunicação em saúde foram assuntos destacados pelos componentes da mesa.

Sobre os desafios da governança tripartite a Diretora do Departamento de Saúde da Família – DESF/MS, Renata Costa, colocou aos gestores e profissionais presentes: Como fazer uma transição, em nível nacional, para seguir a tendência mundial e dar mais autonomia a municípios, com programas mais condizentes com a realidade local?Participaram dos debates o presidente do Conasems, Wilames Freire, a Secretária Executiva de Políticas em Saúde da SESA, Luciene Silva, a presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade e a secretária da saúde do Crato, Marina Solano.

Encerrando a programação de mesas e palestras do primeiro dia, o médico e ex-prefeito da cidade de Fortaleza, Roberto Cláudio, proferiu a Palestra Magna com o tema central do evento. Na oportunidade o palestrante destacou como o SUS cresce mesmo quando legitimado pelo trabalho diário dos gestores enfrentando diversos desafios como o crônico subfinanciamento do sistema.

Acesse aqui as fotos do XIX Congresso do COSEMS-CE

Território vivo e Experiências Exitosas

Na sexta-feira (03), a mesa temática “Elementos Fundamentais para a Integração das Políticas de Saúde na APS – Como tornar o território vivo”, contou com a coordenação da secretária de Barbalha, Sheyla Martins e a moderação da secretária de saúde de Piquet Carneiro, Valéria Franco. Em sua participação, o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, destacou o trabalho dos profissionais de saúde durante a pandemia e falou da importância de se pensar em publicações relacionadas ao tema para a construção de conhecimento para gerações futuras. O secretário também lembrou de como o processo comunicacional em saúde mostrou que deve ser visto com mais atenção.

Contribuindo para essa reflexão, o presidente do COSEMS Alagoas, Rodrigo Buarque, destacou a reestruturação hospitalar descentralizada com a parceria da Secretaria da Saúde do Estado, e como esse modelo tem contribuído para a melhoria dos serviços prestados à população. O presidente também falou que vem trabalhando na capacitação do corpo técnico da entidade alagoana, com destaque para os apoiadores da Rede Colaborativa, visando o fortalecimento dos processos de educação permanente e de comunicação com a criação da TV COSEMS.

Como fechamento da programação da manhã a mesa temática Estratégias Factíveis para Integrar: Experiências que deram certo, trouxe apresentações dos municípios de Sobral, Orós e Baturité, com a participação da Vice-Presidente do Conasems, Cristiane Pantaleão, coordenada pelo vice-presidente do COSEMS-CE, Rilson Andrade e moderação do secretário de saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal.

Acesse aqui as fotos do XIX Congresso do COSEMS-CE

Cobertura completa de toda a programação em breve.
Acesse também nosso instagram @cosemsce

Compartilhar