VII Semana de Vigilância Sanitária discute diversidade e impactos para saúde - CONASEMS
voltar

COSEMS - RN | 10/08/2018

VII Semana de Vigilância Sanitária discute diversidade e impactos para saúde

Com o tema “Vigilância Sanitária: Diversidade da atuação e impactos na saúde”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e Setor de Vigilância Sanitária de Natal (VISA), promovEUentre os dias 8 e 14 de agosto, a VII Semana de Vigilância Sanitária de Natal.   

Durante os cinco dias foram discutidas questões acerca da diversidade da atuação da vigilância sanitária e os impactos para a saúde, além de debates sobre estratégias de organização e gestão do serviço no que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS).  

A solenidade de abertura do evento aconteceu na quarta-feira, 8, no auditório do SEBRAE, e contou com a presença do Presidente do Conasems, Mauro Junqueira, além de representantes da Prefeitura Municipal do Natal, Governo do Estado, secretários Municipal e Estadual de Saúde, Anvisa, Suvisa e CovisaConass, UFRN, entre outras.  

Mauro Junqueira ainda participou da mesa “Importância do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para a Sociedade e Estratégias de Organização e Gestão no Âmbito do SUS”.  O presidente do Conasems destacou na ocasião sobre a mudança na formação e treinamento com foco na necessidade municipal. “O Conasems entende que a vigilância sanitária deve fomentar o desenvolvimento sustentável municipal e deveria estar mais próxima da população, frequentando sempre as reuniões do conselho municipal de saúde”. Mauro ainda discorreu sobre o projeto Aedes na mira, e levantou a possibilidade de criação de projeto de formação nos mesmos moldes para vigilância sanitária.

O COSEMS RN também participou do evento na mesa Importância do SNVS para a Sociedade e Estratégias de Organizações e Gestão no Âmbito DO SUS, na quinta-feira (9), com a participação do secretário executivo da entidade, José Sueldo Guedes de Queiroz .

Com informações do Agora RN

Compartilhar